sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Posse de Mesa Diretora marca início de
atividades legislativas na Alepe
A nova Mesa Diretora
da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) será empossada na próxima
quarta-feira (1º), em sessão solene, marcada para às 15h, na Casa Joaquim
Nabuco. O ato também marcará o início das atividades parlamentares do segundo
biênio da atual legislatura Alepe.
A sessão solene terá,
ainda, a leitura de mensagem do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e
discursos dos deputados Isaltino Nascimento e Silvio Costa Filho, líderes do Governo
e oposição.
Foram eleitos para
compor a Mesa no próximo biênio: o atual presidente, Guilherme Uchoa (PDT);
Cleiton Collins (PP), 1º vice-presidente; Romário Dias (PSD), 2º
vice-presidente; Diogo Moraes (PSB), 1º secretário; Vinícius Labanca (PSB), 2º
secretário; Júlio Cavalcanti (PTB), 3º secretário; Eriberto Medeiros (PTC), 4º
secretário; Augusto César (PTB), 1º suplente; Socorro Pimentel (PSL), 2º
suplente; Henrique Queiroz (PP), 3º suplente; e André Ferreira (PSC), 4º
suplente.
Morre José Inácio, ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, aos 87 anos
O ex-prefeito da cidade de Brejo da Madre de Deus, José Inácio da Silva, popularmente conhecido por Zé Inácio, faleceu, na noite desta quinta-feira (25), no Hospital Memorial São José em Recife. O mesmo estava internado há cerca de dois meses onde se tratava de problema de saúde relacionado ao diabetes, vindo a falecer diante de um quadro de insuficiência cardíaca.
Zé Inácio foi prefeito do município por três mandatos, conquistando ao longo de sua carreira uma considerável influência na região, tornando-se uma liderança conhecida no cenário estadual, inclusive atuando em posições importantes junto ao Governo do Estado. O mesmo foi deputado estadual e suplente de deputado federal, Secretário Estadual de Agricultura de Pernambuco e Ministro Especial para Assunto do Nordeste no Governo do então presidente da República, João Figueiredo. O ex-prefeito encerrou sua carreira política como vereador de Brejo da Madre de Deus, de 2004 a 2008.
O corpo foi velado na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco e deverá ser encaminhado para Brejo da Madre de Deus, onde será velado na Prefeitura Municipal. Já o sepultamento será realizado as 10h do sábado (29), no cemitério São Vicente de Paula. Ele deixa a viúva Maria Luiza e quatro filhos, Teti, Catharina, Carol e Inacinho, esse último já falecido.
A viúva Maria Luiza, é tia do deputado federal e ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), que segundo informações suspendeu a viagem para inauguração de obras no interior de São Paulo, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que pudesse acompanhar o velório de Zé Inácio e prestar suas últimas homenagens.
Em nota, o atual prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), falou sobre o legado de Zé Inácio para Brejo da Madre de Deus. Confira a nota na integra: “Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito José Inácio da Silva ou simplesmente Zé Inácio, um político que tinha uma visão futurista e deixa seu legado de grandes ações que até hoje servem a nossa população de Brejo da Madre de Deus. Zé Inácio teve um currículo invejável e uma história de sucesso ocupando os mais altos cargos políticos que um brejense já conseguiu ocupar. Aproveito o momento para deixar nossos votos de pesar a todos os familiares e amigos pela perda, e decretar luto oficial de três dias pelo falecimento”.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), lamentou a morte do ex-prefeito, destacando o legado deixado por Zé Inácio. “Um homem da época de Miguel Arraes de Alencar, de Roberto Magalhães, que fez um trabalho e conquistou a primeira ponte entre Santa Cruz e São Domingos”, falou Edson, recordando ainda o apoio que recebeu do ex-prefeito na eleição de 2006, quando disputou a cadeira de deputado estadual. “Pessoa de grande história em Pernambuco e para nossa região”, reiterou.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
Pela metade - Presidente da Câmara, Rodrigo Maia não vai comandar a sessão que escolherá seu sucessor. O deputado não admite publicamente a candidatura à reeleição, mas já deixa clara sua decisão de, no dia da votação, não estar sentado na cadeira, que deve ser ocupada pelo vice, Waldir Maranhão. “Não tenho nenhuma expectativa de presidir uma sessão em que eu possa disputar”, diz. Sem saber disso, o centrão se preparava para pedir que a Justiça impedisse Maia de comandar a eleição. O Planalto quer ver o tamanho com o que o centrão sairá da disputa da Câmara para medir o quanto deverá ceder ao grupo nas próximas votações.
Estaca zero - O delicado estado de saúde de Marisa Letícia pode provocar reviravoltas na sucessão ao comando do PT. Há chances de Lula desistir de presidir o partido para se dedicar à mulher. Amigos são unânimes ao relatar a serenidade do ex-presidente. Em momentos tensos, dizem, ele costuma manter o autocontrole.
Balança, mas não cai - As posições consideradas ultraconservadoras de Ives Gandra Filho reduziram o entusiasmo de palacianos por sua indicação ao Supremo, mas o jurista segue no rol de favoritos de Michel Temer, muito por ter sido favorável à reforma trabalhista do governo. O Planalto não está achando nada ruim que nomes cotados para o STF repousem sob o sereno e recebam críticas públicas. A estratégia do governo é deixar o candidato fritar para ver se sobrevive à frigideira.
Eike - A Polícia Federal amanheceu, hoje, na casa do empresário Eike Batista, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele é alvo de um mandado de prisão preventiva em uma nova fase da Operação Lava Jato, mas não foi encontrado pelos policiais e está foragido. Eike e outras oito pessoas são acusadas de corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro envolvendo obras públicas no estado do Rio de Janeiro. A operação é um desdobramento da Operação Calicute, que prendeu o ex-governador Sérgio Cabral em novembro do ano passado.
Sem prazo - O ministro Herman Benjamin, relator do processo contra Dilma e Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, não tem prazo para apresentar o parecer que pode cassar o registro das candidaturas à reeleição em 2014, o que na prática poderá resultar na cassação do atual presidente da República. O processo é composto por duas Ações de Investigação, Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e uma representação. O processo na fase da produção de provas e o julgamento não têm data marcada. Após o julgamento no TSE, caberá recurso ao Supremo. São várias as acusações contra a chapa, da desobediência no limite de gastos à manipulação de indicadores divulgados pelo governo.
Avançando - À espera da indicação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que assumirá a relatoria da Lava-Jato, e com a possibilidade de a própria presidente da Corte, Cármen Lúcia, tomar para si a homologação de parte das delações de ex-executivos da Odebrecht, os investigadores avançaram no maior processo de colaboração premiada já feito no país. Os ex-funcionários da empreiteira começaram a ser ouvidos em São Paulo e em Curitiba. O herdeiro da empreiteira, Marcelo Odebrecht, deverá prestar depoimento na sexta-feira. A ministra Cármen Lúcia poderá homologar as delações da Odebrecht de forma fatiada. Os depoimentos finais dos 77 ex-executivos da empreiteira começaram a ser tomados nesta quarta-feira e serão encaminhados ao tribunal, um a um. A tendência é que a ministra homologue as delações à medida que chegarem à sua mesa.
Apoio - PP e PRB anunciaram oficialmente, hoje, que vão apoiar a reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. O anúncio foi antecipado ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) pelos presidentes dos dois partidos, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB). Com o apoio de PP e PRB, já são oito os partidos que oficializaram o apoio à recondução de Maia. Nas últimas semanas, PR, PSDB, DEM, PSB, PSD, PCdoB já tinham anunciado que a maioria de suas bancadas votarão em Maia. Embora ainda não tenha anunciado oficialmente, o PMDB também apoiará a reeleição de Maia, que conta com apoio velado do Palácio do Planalto.
Marisa - Líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Zarattini (SP) diz que foi informado que a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66, ficará internada por um longo tempo após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. "Ela deve ficar de 15 a 20 dias no hospital", disse. Zarattini afirma que se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, em São Paulo, por volta da hora do almoço. O deputado disse que se encontrou com Lula para prestar a solidariedade da bancada do PT pela situação de Marisa.
Câmara moderna – Os deputados federais voltam do recesso parlamentar equipados em termos tecnológicos. Já chegaram à Câmara 1.708 modernos “computadores desktops” que custaram aos cofres públicos R$ 7,49 milhões, algo de fazer inveja a cientistas do Vale do Silício. Cada máquina saiu por exatos R$ 4.390. A licitação foi realizada no ano passado, em meio à discussão da redução da proposta de limite dos gastos públicos, mas a instalação das máquinas aconteceu no recesso, justamente para o conforto de suas excelências.
Líderes no Senado – No retorno das atividades do Senado, os partidos se preparam para definição de seus novos líderes. O Democratas é o único que já acertou seu comandante: Ronaldo Caiado (GO). No PMDB, disputam Renan Calheiros (AL) e Raimundo Lira (PB). No PSDB, Ricardo Ferraço (ES) era o favorito, mas tende a ser desbancado por Paulo Bauer (SC). No PT, há vários nomes concorrendo, mas a escolha passará por negociação envolvendo as indicações para as presidências de comissões e da Mesa Diretora.
Votos - Rodrigo Maia (DEM-RJ) precisa de 257 votos para ser reeleito presidente da Câmara em primeiro turno. No somatório, já contabiliza 389 votos, o que dispensaria o segundo turno. Ainda em conversa com partidos nanicos, Maia pode conquistar 450 deputados favoráveis à sua recondução. Com a suspensão da candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF), abandonado pelo seu partido, Maia conta com 35 dos 36 deputados do PSD. No PT, doido para assumir a primeira-secretaria, ele estima 40 dos 57 petistas. Maia aplicará uma goleada.
Ipojuca – Mesmo tendo sido derrotado por Romero Sales, o ex-prefeito não reeleito Carlos Santana decidiu que o candidato será ele próprio e não a sua esposa, a deputada Simone Santana, na eleição suplementar do município marcada para o dia 2 de abril. Carlos enfrentará a esposa de Romero, Célia Sales, que é favorita.
Líder – O deputado federal Tadeu Alencar, que atualmente é líder da bancada do PSB na Câmara de forma interina, tem se movimentado no intuito de continuar no cargo ao longo do ano. Caso se concretize, Tadeu terá uma excelente oportunidade para aparecer mais na mídia e tentar pavimentar sua reeleição que hoje é considerada difícil.
Senado – O deputado federal Silvio Costa está mesmo decidido a ser candidato a senador no ano que vem. Ele incluisive já comunicou isso ao ex-presidente Lula pois pretende se filiar ao PT e se apresentar em 2018 como o “senador de Lula”.
Pernambuco - O ministro Fernando Filho (Minas e Energia) dedicou a Pernambuco parte de sua agenda na manhã de ontem. Recebeu inicialmente o vice-governador Raul Henry e logo em seguida o presidente do Sindaçúcar Renato Cunha. Ele, Mendonça Filho (Educação), Bruno Araújo (Cidades) e Raul Jungmann (Defesa) têm feito o que pode para ajudar Pernambuco à frente de suas respectivas pastas.
Rebelião – A cúpula estadual do PSD andou avaliando a “rebeldia” do deputado Álvaro Porto em relação ao Governo do Estado e chegou à conclusão de que nada poderá fazer para acalmá-lo. Segundo o jornalista Inaldo Sampaio, o fato é que prometeram espaços de poder ao parlamentar no Agreste Meridional, não honraram a promessa, e ele rebelou-se.
Pacto - O senador Armando Monteiro (PTB), ao analisar nesta quarta-feira (25) declarações do sociólogo José Luiz Ratton sobre o “Pacto pela vida” ao jornal “Valor”, responsabilizou o governador Paulo Câmara pela derrocada do principal programa antiviolência do Governo do Estado. Segundo ele, a avaliação do sociólogo “ratifica o sentimento da população pernambucana, que, nos últimos anos, vem sentindo cada vez mais a insegurança bater à porta e teme sair às ruas devido ao recrudescimento dos índices de homicídios em todas as regiões do Estado”.
Carnaval - Por meio da Empetur, a Secretaria de Turismo do Governo do Estado apresentou nesta quarta-feira (25), no Recife, a campanha publicitária visando à divulgação do carnaval de Pernambuco. Intitulada “Pernambuco, coração da folia”, a campanha será veiculada nas principais emissoras de TVs abertas do Estado e nos canais fechados do país. Serão várias veiculações diárias, durante o horário nobre, com o objetivo de atrair turistas para a capital pernambucana.
Participação - Em entrevista à Rádio Cultura de Caruaru, o presidente nacional do PRTB e pré-candidato à Presidência da República em 2018, Levy Fidelix, defendeu que os três vereadores eleitos pelo partido no município tenham uma participação mais direta no governo da atual prefeita Raquel Lyra (PSDB). Se esta participação não for efetivada, existe a possibilidade de os vereadores fazerem oposição a Raquel. Segundo ele, os políticos têm obrigação de dar satisfação ao eleitorado e estão sendo impedidos pela atual gestão por estarem “apagados” na base.
Moto-taxista de Santa Cruz do Capibaribe recebem novos coletes e certificados de atualização
Os moto-taxistas de Santa Cruz Capibaribe receberam na tarde desta quarta-feira (25), novos coletes refletivos e certificados de regularização profissional. A ação é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O evento aconteceu no Teatro Municipal.
As trocas dos coletes têm como objetivo renovar equipamentos de identificação obrigatórios. O curso é desenvolvido a cada cinco anos, regulamentado pelo Detran-PE e atende a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A formação foi gratuita para aproximadamente 400 moto-taxistas e teve como intuito, melhorar o serviço ofertado pela classe a população.
“Nessa tarde ficamos felizes, por que além dos novos coletes, entregarmos certificados de atualização aos profissionais moto-taxistas. Antes, este curso era pago, porém nós conseguimos junto ao Governo do Estado, ao Detran e autoescola aqui do município que ofertou gratuitamente a essa classe tão aguerrida”, pontuou o prefeito Edson Vieira.
Gilson Julião, Secretário de Desenvolvimento Urbano, destacou o valor dessa ação para os moto-taxistas. “Tivemos a preocupação de renovar os coletes de identificação, porque sabíamos que alguns moto-taxistas estavam com seus equipamentos bastante usados e até alguns rasgados. Aproveitamos também a oportunidade para entregar gratuitamente os certificados de conclusão de curso para moto-taxistas do município”, disse o secretário.
“É gratificante receber os novos coletes, porque valoriza nossa categoria, oferece estabilidade, respeito e confiança aos nossos usuários. Estou muito grato também ao receber o meu certificado, porque este curso tem um preço salgado e dessa vez adquirimos de forma gratuita”, contou o profissional de moto-taxista, Luiz Santana.
Na ocasião, participaram do evento, moto-taxistas de Santa Cruz do Capibaribe, Dida de Nan, vice-prefeito, Fábio Aragão, Secretário Executivo de Mobilidade Urbana, Marcos Antônio, presidente da associação dos moto-taxistas e os vereadores, Júnior Gomes, Jessyca Cavalcanti, Doutor Nanau, Nailson Ramos, Pipoca e Ronaldo Pacas.
Assinar:
Postagens (Atom)
















