quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Equipamentos entregues pela Codevasf impulsionam mecanização agrícola em Pernambuco





Cerca de R$ 5,5 milhões foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em máquinas e equipamentos voltados para ações de desenvolvimento regional em Pernambuco, na área de atuação da Superintendência Regional no Recife.

O maquinário foi entregue para Prefeituras Municipais e associações de produtores rurais durante o mês de dezembro. Os recursos investidos são oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

No total, foram entregues 68 equipamentos: 18 tratores agrícolas, sendo um de 110 cv e 17 de 75 cv; 16 grades aradoras; nove arados reversíveis, três grades niveladoras, além de nove carretas agrícolas, sendo duas com capacidade de 6 toneladas, seis com 4 t e uma de madeira; e três retroescavadeiras; três caminhões basculantes; três plantadeiras; três picadeiras e um encanteirador para enxada.

Os municípios beneficiados foram Água Preta, Araçoiaba, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bom Conselho, Caetés, Calçado, Camocim, Caruaru, Chã Grande, Cortês, Feira Nova, Garanhuns, Glória de Goitá, Jaqueira, Lagoa do Ouro, Panelas, Paranatama, Quipapá, Riacho das Almas, Saloá, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, ações estratégicas como essas visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade e à redução das desigualdades regionais. “Com a mecanização, podemos levar mais desenvolvimento, renda e produção agrícola”, acrescenta.

A Codevasf tem como missão institucional promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para redução das desigualdades. Para isso, investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios e entidades sem fins lucrativos, como associações de produtores.

As ações de doação e entrega desses equipamentos para prefeituras, associações, cooperativas, sindicatos e demais entidades sem fins lucrativos, pretendem incrementar projetos que resultem em ações para promover crescimento das atividades econômicas de maneira sustentável, apoiando ações de promoção para o desenvolvimento local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário