A Prefeitura do Recife está apoiando a Câmara dos Deputados na execução das ações previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições, com foco na transformação digital e na modernização administrativa do Legislativo Federal. Nesta quarta e quinta (10 e 11/12), uma equipe da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e da Empresa Municipal de Informática (Emprel) está em Brasília conduzindo uma oficina de design de serviços para aprimorar os fluxos conversacionais do WhatsApp institucional da Câmara.
Referência nacional e internacional em governo digital, o Recife compartilha com o Legislativo Federal a experiência consolidada de soluções como o Conecta Recife, que reúne mais de 820 serviços digitais e 1,7 milhão de usuários cadastrados, e o Conecta Zap, com mais de 560 mil pessoas cadastradas. A parceria amplia o alcance dessa expertise, levando metodologias testadas e reconhecidas para fortalecer a comunicação direta entre a Câmara e a população.
“A oficina reúne uma equipe multidisciplinar da Câmara dos Deputados, incluindo profissionais de Tecnologia da Informação, Comunicação, Redes Sociais e Atendimento. Cerca de 25 servidores participam das atividades, que envolvem o diagnóstico dos fluxos atuais, a identificação de oportunidades de melhoria e a prototipagem de novos modelos de atendimento via WhatsApp, com foco na eficiência, simplicidade e proximidade com o cidadão”, destaca a secretária executiva de Inovação e Inclusão Digital, Viviane Kawashima, que lidera os trabalhos por parte da Prefeitura do Recife, juntamente com o gerente-geral de Políticas de Inovação da SECTI, Évisson Lucena, e o diretor de Inovação da Emprel, Breno Alencar.
A iniciativa integra um plano mais amplo de cooperação, que prevê o desenvolvimento de um canal único e integrado de serviços digitais inspirado no Conecta Recife; a modernização do portal da Câmara; a implantação de soluções digitais voltadas aos servidores; e a criação de uma plataforma de inteligência estratégica baseada em IA, capaz de transformar manifestações da sociedade em dados qualificados que orientem decisões políticas.
“Ao apoiar a execução desse acordo, o Recife reafirma seu protagonismo como referência nacional em inovação pública, contribuindo para que uma das principais instituições do país avance na oferta de serviços mais modernos, acessíveis e conectados às necessidades reais da população”, finaliza Viviane Kawashima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário