Tem Frevo nas ruas, prevenção e educação para o trânsito, com a atuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) nos dias de folia momesca. Coordenadas pela Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, as atividades integram a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas e aportam em pontos de concentração dos festejos e de grande circulação de veículos, reforçando as normas de segurança, o respeito à legislação e, principalmente, alertando os condutores para evitar dirigir após ingestão de álcool.
Na abertura do Carnaval do Recife, nesta sexta-feira (17), as equipes da Operação vão atuar das 13h às 22h, com ações móveis no Recife Antigo, em bares, restaurantes e nas vias com grande fluxo de foliões, além de ponto fixo, no Cais do Apolo. Nos bares, a abordagem consiste em uso dos óculos que simulam embriaguez, peça que reproduz as sensações de um motorista alcoolizado, como tontura e vista embaçada. Aliado a isso, haverá instruções de segurança no trânsito e realização de testes de alcoolemia. O condutor que não apresentar sinais de uso de álcool, ganha a medalha “Amigo da Vez”.
Já no Galo da Madrugada, das 8h às 12h, haverá abordagens aos foliões na praça Sérgio Loreto. No domingo, (19), a operação chega a Bezerros, no Agreste, quando ocorrerá a Folia do Papangu. O ponto de apoio vai funcionar das 9h às 13h, na Av. Professor Amaral, no bairro São Sebastião. No local também será realizado atendimento ao público, por meio do Detran Itinerante, caminhão equipado para prestação de serviços, como emissão de taxas, agendamentos de serviços, solicitação de 2ª via da Carteira de Habilitação, além de tirar dúvidas e obter informações.
No Recife Antigo, a atuação nos pontos fixos prossegue do sábado (18) até a terça-feira (21), das 14h às 22h. Além de testes de alcoolemia, os foliões poderão obter informações e ainda acessar serviços do Detran-PE. A mesma atividade será reproduzida, de modo fixo, na cidade de Olinda, da sexta-feira (17) até a quarta-feira de cinzas (22), das 14h às 22h, no Largo do Varadouro, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa. Oportunidade para que foliões atualizem dados, emitam taxas ou agendem serviços do órgão.
Após o Galo da Madrugada e a Folia do Papangu, as atividades móveis também ocorrem no Recife Antigo, das 14h às 22h, na segunda-feira (20), mantendo o modelo de ações em bares, restaurantes e nas ruas. Na terça-feira, (21), das 11h às 14h, é a vez da praia de Tamandaré, no Litoral Sul, quando as equipes vão circular na orla, com atividades preventivas/educativas, como o uso dos óculos que simulam embriaguez.
Também lá, condutor que não beber, será contemplado com a medalha “Amigo da Vez”. Em todos os pontos o trabalho será desenvolvido por técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e agentes da Fiscalização de Trânsito do Detran-PE.
Fechando o período de folia, na quarta-feira de cinzas (dia 22), a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas aporta em Olinda, das 14h às 22h, quando as ações serão realizadas de forma itinerante, mas com núcleo centralizado no Largo do Varadouro. Haverá atuação nos bares e restaurantes da orla para encerrar a festa com responsabilidade, respeitando a sinalização e a legislação de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário