Diversos moradores da Vila Canaã, região de Caruaru, na divisa com Toritama, estão se mobilizando em prol da reparação territorial que pode devolver a Vila Canaã ao município de Toritama.
O pedido se baseia em um documento apresentado há alguns meses pelo prefeito de Toritama, Edilson Tavares, que trata sobre a lei de criação do município. Na época, toda região da Vila Canaã fazia parte do território de Toritama, o que explica ainda, o fato do símbolo da bandeira de Toritama ser exatamente a enorme pedra da torre, localizada na área mais alta da Vila Canaã.
Em um determinado momento, o município de Caruaru incluiu a área em seu território fazendo com que Toritama ficasse sendo o menor município em área territorial de Pernambuco.
A Vila Canaã é hoje um grande bairro com quase 10 mil habitantes e sem nenhuma estrutura do poder público. Com o abandono da prefeitura de Caruaru, uma mobilização está sendo criada pelos moradores junto ao prefeito de Toritama para expor a situação e reverter esse quadro.
Edilson Tavares já havia afirmado que não conseguiu uma posição favorável com a ex-prefeita e agora candidata ao Governo do estado, Raquel Lyra, assim como o atual prefeito Rodrigo Pinheiro que também não se dispôs a dialogar sobre o tema.
Em entrevista as emissoras de rádio nesta sexta-feira (07) Edilson confirmou que irá promover um encontro com lideranças e moradores da Canaã para formar uma frente ampla em torno desse processo de reparação territorial, e que vai mostrar a Lei de criação de Toritama onde trata dos limites. Edilson também se comprometeu que Canaã voltando a ser de Toritama, no primeiro ano ele pretende executar várias obras no bairro, como a pavimentação de ruas, construção de escolas, UBS’s, Creche e segurança 24 horas por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário