terça-feira, 18 de novembro de 2025

Condepe/Fidem debate logística e infraestrutura no Encontro Indústria Porto 2025




Na manhã desta segunda-feira (17), a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) participou do painel ‘Integração multimodal e eficiência logística como vetor de competitividade para Pernambuco se tornar hub logístico do Nordeste interligando o eixo Norte/Nordeste’, primeiro ciclo de discussões do Encontro Indústria Porto (Enip) 2025, realizado no Porto Digital, área central da capital pernambucana. Carlos Amorim, diretor de Governança Metropolitana Interfederativa da agência, dividiu o painel com autoridades e lideranças de influência nos setores logístico, portuário e industrial, que debateram novas perspectivas e projetos governamentais voltados ao incremento da integração multimodal no território pernambucano.




Abrindo o ciclo de debate do evento, Carlos fez uma breve recapitulação dos avanços e iniciativas promovidas pelo Governo do Estado desde janeiro de 2023, início da gestão da governadora Raquel Lyra. O diretor destacou a posição geográfica privilegiada de Pernambuco no Nordeste, fator que impulsiona o potencial do estado como um ponto central da logística multimodal tanto na região quanto no âmbito nacional. “Pernambuco tem uma posição estratégica entre o Norte e o Sudeste do país e uma saída direta para o Oceano Atlântico, capaz de conectar o estado diretamente aos principais corredores marítimos internacionais”, ressaltou.




Em seguida, Carlos listou os projetos desenvolvidos pelo governo estadual em diversas regiões do estado nos pilares da mobilidade e expansão intermodal regional. Citou o Complexo Industrial Portuário de Suape, situado no município do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, que já se consolidou como o sexto maior porto público do Brasil e um dos principais complexos da América Latina ao movimentar, apenas em 2024, 24,8 milhões de toneladas na importação e exportação de cargas.




O diretor também enfatizou o programa ‘PE na Estrada’, estruturado e desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que investe, desde o seu lançamento, em outubro de 2024, mais de R$ 5,1 bilhões na recuperação e revitalização rodoviária de Pernambuco. O foco da iniciativa na requalificação e melhoria da BR-232, principal ligação da Região Metropolitana do Recife com o Sertão, foi comemorado pelo diretor, que destacou a duplicação do trecho da rodovia que conecta os município de São Caetano, no Agreste Central, ao de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.




Após também ressaltar a expansão da BR-423, que interliga São Caetano a Garanhuns, no Agreste Meridional, Carlos citou a retomada da ferrovia Transnordestina, um reforço modal essencial para o escoamento de carga do Sertão do estado até o Porto de Suape, integrando polos sertanejos importantes, como Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, ao litoral do estado.




“O futuro da competitividade logística de Pernambuco passa pela integração multimodal, pela inovação e pela cooperação institucional. Nós temos os ativos, o capital humano e a vontade de avançar. Que esse encontro seja mais um passo para transformar esse potencial em realidade, conectando o desenvolvimento de Pernambuco ao crescimento sustentável do Brasil”, encerrou Carlos Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário