terça-feira, 18 de novembro de 2025

Prefeitura do Recife é finalista internacional no Prêmio La Ruta CPI, durante o VII Foro Iberoamericano de CPI e Inovação Aberta 2025 que acontece na Espanha




A Prefeitura do Recife foi anunciada como finalista na 3ª edição do Prêmio La Ruta CPI, que integra a programação do VII Foro Iberoamericano de Compra Pública de Inovação e Inovação Aberta, que começa amanhã (19) e segue até sexta-feira (21), no Palacio de Congresos de Granada, na Espanha. O reconhecimento internacional destaca cidades e instituições que utilizam a inovação como instrumento estratégico de gestão pública e de melhoria dos serviços oferecidos à população.

O Recife concorre com o E.I.T.A! Recife, iniciativa da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e da Empresa Municipal de Informática (Emprel). O programa organiza, de forma sistemática, a identificação de desafios municipais, articula a participação de startups, universidades e centros de pesquisa, e viabiliza o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao interesse público. Em sua terceira edição, o E.I.T.A! Recife já viabilizou 17 Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSIs), consolidando-se como política pública contínua de inovação aberta no município.

O Foro Iberoamericano de CPI, organizado pelo CDTI Innovación (agência do Ministério de Ciência e Inovação da Espanha), é considerado o principal encontro multissetorial da região sobre inovação aberta e compras públicas de inovação (CPI). Em 2025, o evento reunirá gestores públicos, agências de inovação, organismos multilaterais, startups e representantes da academia em um ambiente de aprendizado e cooperação técnica, com atividades de conteúdo, matchmaking e demonstrações de projetos.

“Ser finalista no Prêmio La Ruta CPI é um reconhecimento à maturidade da nossa política pública de inovação. Isso mostra que o Recife não apenas fala em transformação digital — a gente faz. O E.I.T.A! é um exemplo de como a inovação pode melhorar a vida das pessoas, fortalecer a economia local e inspirar outros governos a seguir o mesmo caminho”, afirma Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife.

O presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, destacou que o reconhecimento internacional reforça o protagonismo do Recife no cenário ibero-americano. “Estar entre as cidades finalistas demonstra que estamos no caminho certo ao estruturar uma política pública de inovação com resultados concretos. Isso nos posiciona como uma referência de governo moderno, eficiente e orientado a dados”, afirmou.

Durante o evento, ainda será realizada uma palestra, no dia 19 de novembro, detalhando a metodologia do E.I.T.A! Recife, os resultados alcançados e os próximos passos da estratégia que será ministrada pelo diretor de Inovação da Emprel, Breno Alencar, e pelo gerente geral de Políticas de Inovação da SECTI, Évisson Lucena. A participação também será uma oportunidade para divulgar novos editais de chamamento público e atrair startups internacionais interessadas em colaborar com soluções para os desafios urbanos do Recife.

A indicação do Recife ao Prêmio La Ruta CPI 2025 reforça o reconhecimento global da cidade como referência em inovação pública, destacando o compromisso da gestão municipal com a eficiência, transparência e aplicação de tecnologia a serviço da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário