quarta-feira, 18 de março de 2015

Ernesto falou - O vereador Ernesto Maia foi o convidado do programa ‘Nordeste em Foco’ desta quarta. Bem ao seu estilo, irônico, ele falou sobre os bastidores da política local e defendeu com unhas e dentes o nome de Fernando Aragão para disputar a prefeitura de Santa Cruz na eleição do ano que vem.

Relação com Zé Augusto – Ernesto falou sobre sua relação com o ex-deputado Zé Augusto Maia, com quem mantinha uma relação de lealdade política indiscutível, até a eleição de 2014. “Temos hoje uma relação distante. A partir do momento que eu decidi ser candidato em 2014, nos distanciamos. Sempre estive com ele em seus pleitos, mas nunca cobrei que ele agisse da mesma forma comigo”.

As mágoas - O vereador revelou mágoas em relação a Zé, que de acordo com ele, trabalhou forte contra a sua candidatura a deputado estadual. “Várias pessoas me procuraram e disseram que ele estava dizendo nas visitas do ‘porta a porta’ que não votassem em mim. Isso me prejudicou muito. Além disso, tal discurso se tornou comum entre os militantes dos candidatos dele”.

O motivo - Ernesto obteve uma votação muito abaixo do esperado por ele na eleição do ano passado, pouco mais de 3 mil votos.  Luciano Bivar conseguiu se sair ainda pior, cerca de mil e 700. Para Ernesto, um dos fatores que mais o prejudicou a dupla foi o fato do seu federal, Bivar, ser aliado político da Frente Popular de Pernambuco e consequentemente eleitor de Paulo Câmara.
Um dos famosos 'porta a porta' feitos durante a campanha de 2014 por Toinho e Zé Augusto

Campanha pesada - “Esse era outro argumento utilizado por Zé Augusto. Ele dizia a todos que Bivar era aliado de Paulo Câmara e isso foi decisivo para que ele tivesse uma votação baixa na cidade. Além disso, a minha candidatura também foi prejudicada, pois espalharam também que eu aderiria ao palanque de Paulo, logo eu, que combatia tanto Paulo Câmara e defendia tanto o nome de Armando Monteiro”.

Já era - Ernesto fez uma revelação que pegou a muitos de surpresa. Segundo ele, devido ao resultado pífio de Luciano Bivar na eleição de 14, Antônio Oliveira, que presidia o PSL no estado, foi afastado cargo. Ainda de acordo com Maia, o fato fará com o que várias mudanças ocorram no partido em Pernambuco, o que poderá fazer com o que ele saia da legenda.

No PT - “Existe a possibilidade de eu ir para o PT. Já conversei com o presidente do PT em nossa cidade, o vereador Deomedes Brito, com outras lideranças estaduais e posso afirmar que existe sim a chance de eu ir para o PT, não apenas eu, como também outras figuras de peso da política local”.

Pegam leve demais - Mais adiante na entrevista Ernesto voltou a falar de Zé Augusto Maia e desta feita, recriminou a forma branda como o ex-deputado faz oposição ao prefeito Edson Vieira. “A oposição mais  forte, mais incisiva, deveria partir dele e de Toinho do Pará, mas, o que vemos é que parte principalmente de mim e dos vereadores Carlinhos e Deomedes Brito”.

Fácil demais - O vereador disse também que é fácil fazer oposição ao governo de Edson Vieira e criticou, nas entrelinhas, a inércia de Zé e Toinho. “É um governo que existe falhas, que poderiam ser exploradas. É fácil ser oposição do governo de Edson, no entanto, o que percebo é que nem todos que deveriam fazer oposição, a fazem como deveria ser feita”.

Tudo pelo poder - Mesmo depois de críticas abertas e veladas a Zé Augusto, Ernesto não descartou se reaproximar do ex-deputado. “Tenho que me entender com ele (Zé Augusto), afinal de contas, eu quero ganhar e ele quer também”.

Arrogância - Maia comentou também a matéria publicada nesta terça no blog ‘Direto ao Ponto’, onde o prefeito Edson Vieira afirmou que pretende, em 2016, eleger 11 ou 12 vereadores de seu grupo político. “Isso é arrogância dele. Edson tem que primeiro cuidar da sua reeleição, para só depois pensar em montar bancada de apoio na Câmara”.

Em defesa de Fernando - Ernesto defendeu o nome de Fernando Aragão, para ele, o mais qualificado para enfrentar Edson em 2016. “Sei que o que ganha eleição é voto, mas temos que partir para a disputa com um candidato que tenha a menor rejeição, pois não será uma eleição apenas para o partido, e sim para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe”.

Em defesa de Fernando II - “Tenho certeza que hoje Fernando seria um candidato melhor até que Zé Augusto, mas até a eleição ainda temos muito tempo”, disse ele, que seguiu, “se a eleição fosse dentro do grupo Zé Augusto sairia vencedor, mas será que ele conseguiria vencer Edson Vieira?”, indagou, colocando em xeque o potencial político de Zé Augusto Maia.

Melhor que todos - Quanto ao surgimento de outros nomes, Ernesto foi taxativo. Para ele, nenhum nome apresentado até agora supera Fernando Aragão. “Se eles (Zé Augusto e Toinho do Pará) pensam em outro nome, que o apresentem, mas nós apresentaremos as vantagens de votar em Fernando Aragão”.

E ele quer? - Ele chegou a comentar a possibilidade de Silvio José ser apontado por Toinho e Zé Augusto como o candidato ideal para os Taboquinhas. “Silvio seria mais competitivo que outros que foram apontados, mas, além de ser apontado, o sujeito tem que querer, tem que topar o desafio”.

César Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário