quarta-feira, 25 de março de 2015

Santa Cruz do Capibaribe é destaque no segundo dia do 2º Congresso Pernambucano de Municípios

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano, está participando ativamente do 2º Congresso Pernambucano de Municípios que neste ano trabalhou o tema “Governança Municipal: novos tempos, novos rumos”. 

Na manhã da última terça-feira (24), o prefeito Edson Vieira (PSDB) assistiu e interagiu na palestra “Financiamento e gestão da educação básica”, realizada com a participação do vice-governador do estado de Pernambuco, Raul Henry, o secretário estadual de educação, Fred Amâncio, o presidente do FNDE (Fundo Nacional  de Desenvolvimento da Educação), Idilvan de Lima Alencar e o presidente da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Horácio dos Reis.

O gestor do executivo santa-cruzense expôs os problemas que as prefeituras enfrentam no caso das creches conveniadas com o governo federal, nas quais os prefeitos providenciaram o terreno, fizeram a terraplanagem e a equipe executora da obra abandonou a construção. O presidente do FNDE, Idilvan de Lima, relatou que das 3 mil creches liberadas pelo governo federal, apenas 100 foram construídas, e que o problema está nas empresas vencedoras da licitação que alegaram que o valor para construção não era compatível, restando as prefeituras cancelar o contrato e pedir junto ao FNDE uma autorização para fazer nova licitação.

Município finalista no Concurso de Práticas Inovadoras

Santa Cruz do Capibaribe, também foi um dos 12 municípios finalistas à premiação do concurso Práticas Inovadoras em Gestão Municipal, a apresentar suas práticas no Congresso Pernambucano de Municípios. A coordenadora da mulher Iana Paula, exibiu o Manual da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, o primeiro no interior de Pernambuco nesse gênero. “Foi com imensa satisfação que pude apresentar o manual que é um reconhecimento do nosso trabalho, reconhecimento da rede e do fortalecimento dela, e principalmente é um grande instrumento que pode se tornar referência no estado. Fomos o único município do estado a apresentar nesse concurso de práticas inovadoras, algo relacionado às políticas públicas para a mulher o que mostra o comprometimento da gestão”, contou a coordenadora.

Após as apresentações dos finalistas do concurso que teve 75 práticas inscritas, foi iniciada a votação. A premiação da prefeitura vencedora acontecerá nesta quarta-feira (25).

Coordenação da mesa da oficina “A Lei Geral e o SIMPLES Nacional: Impactos nos Municípios”

Convidado pela AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), organizadora do evento, o prefeito Edson Vieira foi coordenador da mesa da oficina “A Lei Geral e o SIMPLES Nacional: Impactos nos Municípios”, que contou com as palestras de Leonardo de Abreu (Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE) e Wilson Aquino (Auditor Fiscal da Receita Federal).


“Tivemos a felicidade de coordenar essa mesa, convocados pela AMUPE para discutir a Lei Geral e a Micro e Pequena Empresa e mostrar um pouco mais de Santa Cruz do Capibaribe. Estar mediando esse trabalho, só foi possível graças ao nome que Santa Cruz tem hoje, o município é nome positivo sendo destaque no agreste, no estado e no cenário nacional”, frisou o prefeito Edson Vieira. “Também estou muito feliz por estarmos entre os municípios finalistas no concurso de Práticas Inovadoras da Gestão Municipal, mostrando todo o nosso potencial que vai além da questão da confecção, nosso município passa por um novo momento”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário