terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Forró é oficialmente Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil


As matrizes tradicionais do Forró são oficialmente Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O título foi entregue, ontem, em evento no Palácio do Planalto, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o secretário especial de Cultura, Mário Frias e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto. A cerimônia celebrou também o Dia Nacional do Forró e o aniversário do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, que completaria 109 anos.

Durante seu discurso, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, enalteceu o apoio do presidente Jair Bolsonaro para a concessão do título. “O pedido de Patrimônio Cultural esperou 10 anos para acontecer, mas o forró é nosso patrimônio há muito mais tempo. Nosso país vai ter duas histórias, uma antes do legado do presidente e outra depois. Muito obrigado aos forrozeiros que estão aqui encanta e leva alegria a milhares de pessoas não poderia ficar de fora dessa importante lista. Parabéns para nós!”, declarou.

O secretário especial de Cultura, Mário Frias, destacou a importância do trabalho do governo federal na busca do reconhecimento e proteção dos bens nacionais. “Nosso trabalho é desenvolver a cultura e favorecer a nossa população. Nosso objetivo é enaltecer artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. O forró nos representa!”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário