domingo, 18 de dezembro de 2022

Tadeu Alencar apresenta relatório com voto contrário em PL que fragiliza a Fundaj e põe em risco museus do Brasil




O Deputado Federal Tadeu Alencar apresentou o seu voto, como relator, ao PL 1427/21, do Deputado Christino Aureo, que prevê a fragilização da Fundação Joaquim Nabuco, com a retirada de diversas peças do acervo da instituição que constituíram o Museu do Açúcar do antigo IAA e que vieram para a Fundaj por determinação legal, além de pôr em risco diversos outros museus do Brasil. Como defensor da Cultura, o parlamentar pernambucano apresentou seu consistente relatório defendendo o voto contrário ao projeto. 
“Apresentamos um relatório consistente e muito bem fundamentado destacando o papel da Fundação Joaquim Nabuco para Pernambuco e para o Brasil. A Fundaj é uma instituição exemplar no cumprimento do seu papel de preservação da memória do Brasil. Desde o início nós trabalhamos pela rejeição deste projeto por entender que ele não fazia nenhum sentido e era um ataque à preservação do nosso patrimônio histórico. A Fundação Joaquim Nabuco exerce muito bem esse papel, há muito tempo", comentou Tadeu Alencar.

Designado relator da matéria na Comissão de Cultura, Tadeu Alencar fez diversas reuniões, pesquisas e conversas com servidores da Fundaj e com a sua Direção, e pessoas interessadas no tema para chegar ao relatório final.

"Essa minha posição não tem nenhum viés regionalizado ou direcionado À Fundaj, mas sim uma preocupação quanto ao impacto nacional da medida imposta pelo projeto, que pode abrir um enorme precedente e afetar diversas instituições culturais do Brasil. Lutamos para defender e não para fragilizar a manutenção dos nossos acervos museológicos", explicou Tadeu Alencar.

Após a apresentação do relatório de Alencar, houve um pedido de vista e, na avaliação do Relator, o ideal era ter votado e derrotado esse projeto, mas que com o fim da legislatura, a tendência é esse projeto morrer. “ Estaremos
vigilantes “, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário