quarta-feira, 22 de março de 2023

No Dia da Água, Rio São Francisco recebe 50 mil peixes de três espécies nativas


Uma ação importante para marcar o Dia Mundial da Água foi realizada, nesta quarta-feira (22), em Petrolina. O Rio São Francisco recebeu mais de 50 mil alevinos da espécie Curimatã, Piau e Pacumã, numa iniciativa em parceria da Prefeitura de Petrolina com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). O trabalho busca promover a recomposição do bioma local.

Os peixes foram lançados pelo prefeito Simão Durando, o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, vereadores, os técnicos das duas instituições e os alunos da Escola Municipal Miguel Arraes. O gestor da cidade destacou a importância dos peixamentos como ação de revitalização e de preservação das espécies de peixes da região. 

"Esta atividade traz equilíbrio e renovação para o São Francisco. É uma forma de mostrar o cuidado que temos com a nossa maior riqueza, o nosso Rio São Francisco. Dessa forma, estamos atuando na manutenção e no aumento das espécies, garantindo o futuro da pesca e gerando renda para a população ribeirinha. Além disso, a atividade busca conscientizar a população sobre a importância da água”, completou.

Desde 2017, a gestão municipal tem realizado diversas ações de cuidado e recuperação do "Velho Chico". Já foram realizadas a soltura de 250 mil alevinos na bacia do Rio das espécies piau verdadeiro e pacumã. Além disso, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realiza trimestralmente o monitoramento da qualidade da água dos afluentes, como os riachos da Vitória e das Porteira, que desaguam no Rio.

O objetivo é monitorar e identificar se está havendo algum tipo de contaminação que possa estar chegando ao rio por estes afluentes, e juntamente com outros órgãos responsáveis, analisar os tipos de tratamentos para resolução do problema.

Fotos: Erlan Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário