segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Foi destaque no 'Opinião' - Fernando Aragão não desiste de candidatura, mas chances de mantê-la são mínimas

Apesar de ter tido a sua candidatura a prefeito em 2016 descartada pelo deputado federal José Augusto Maia (Pros), durante entrevista radiofônica, o vereador Fernando Aragão (Pros) continua tentando emplacar o nome para a disputa pelo grupo Taboquinha.

Segundo Fernando, o fato de ter uma rejeição baixa, de cerca de três por cento, precisa ser levado em consideração na hora da escolha do candidato do grupo. Ele afirma que está tranquilo e disposto a tratar do assunto com o grupo.

Em pré-campanha há várias semanas, o parlamentar tem visitado diversas comunidades e, inclusive, promoveu recentemente uma bem sucedida arrecadação, através de um sorteio, com o objetivo de expedição de documentos, como identidades e títulos eleitorais. 140 pessoas participaram do sorteio, cada uma contribuindo com a importância de R$ 50,00.

O grande problema da postulação de Fernando é que o lançamento precoce de sua candidatura foi parte integrante do plano de aniquilamento político de José Augusto Maia, que passava também pela eleição do sobrinho Ernesto Maia (PSL) à Assembleia Legislativa e Luciano Bivar (PSL) á Câmara Federal em 2014, e a consequente negativa de apoio a Toinho do Pará (PHS) e Ricardo Teobaldo (PTB), candidatos apoiados por Zé Augusto.

Se José Augusto não pode apoiar a candidatura de Fernando, por conta do que motivou o seu lançamento, o ex-prefeito Toinho do Pará é ainda mais radical. Profundamente magoado com os sete vereadores taboquinhas, que unanimemente lhe negaram apoio, Toinho tem dito em conversas informais que não apoiaria a candidatura a prefeito de nenhum deles em 2016.

Tendo ocupado por duas vezes uma cadeira na Assembleia Legislativa, Toinho responsabiliza os sete vereadores pelo fato de não ter chegado lá pela terceira vez. Caso a coligação pela qual disputou um novo mandato tivesse obtido cerca de dois mil votos a mais, o ex-prefeito teria sido eleito.

A essa altura, dificilmente algum vereador ou liderança Taboquinha irá “quebrar lanças” pela candidatura de Fernando Aragão a prefeito. Até mesmo o “patrono” da candidatura, o vereador Ernesto Maia, limitou-se a dizer: “Respeito as palavras de Zé Augusto, mas não concordo com ele. Não entendo como um grupo possa ter o melhor jogador para uma partida e, ao invés de escalá-lo, prefere deixá-lo fora do jogo”.

Doravante, cada um dos vereadores e suplentes taboquinhas deverá se preocupar com a sua própria candidatura a vereador, e insurgir-se contra o líder maior do grupo seria suicídio político. Assim, o processo de escolha do candidato a prefeito será liderado, de cabo a rabo, pelo deputado federal José Augusto Maia, que já adiantou que o nome a ser escolhido deverá ser um nome novo. Ou seja: a candidatura de Fernando Aragão foi para o vinagre.

Com informações da Central de Jornalismo Comunidade FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário