quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Clima quente na oposição, mas por onde anda Toinho?

Enquanto o clima pega fogo dentro do grupo de oposição, visando a eleição de 2016, o ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) novamente ‘mergulhou’, e não é visto nem ouvido nos debates políticos da cidade desde o fim do ano passado, pouco tempo depois de não ter conseguido êxito na eleição para deputado estadual.

Claramente magoado com o grupo de vereadores, que de forma unânime, apoiou Ernesto Maia (PSL), o ex-prefeito, pouco procura discutir o futuro do grupo oposicionista, que tem Fernando Aragão (PROS) como pré-candidato a prefeito.

Candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), em 2014, cargo que já ocupou por duas oportunidades, Toinho obteve 22.854 votos em todo o Estado. Em Santa Cruz do Capibaribe, que governou entre 2009 e 2012, somou 12.040 votos.

Triste - Desmotivado com os rumos do grupo em 2012, Toinho anunciou que não disputaria sua reeleição, participando de forma tímida da campanha de José Augusto Maia (PROS).

Volta? - Funcionário da Casa Civil durante o final do governo Eduardo Campos, há quem diga que Toinho pleiteia mais um espaço no atual governo Paulo Câmara (PSB).

Soldado do grupo – Na última entrevista ao programa Direto ao Ponto, em novembro passado, Toinho afirmou que está pronto para qualquer cargo. “Prefeito, vice-prefeito, vereador, ou um simples militante carregador de bandeiras”, disse.

Problemática – Caso o sonho em retornar ao Palácio Brás de Lira persista durante o ano pré-eleitoral e principalmente em 2016, Toinho terá que enfrentar, além de toda a disputa interna, caso na Justiça. No fim do ano passado, o Tribunal de contas do Estado (TCE) recomendou a reprovação das contas do gestor, referentes ao ano de 2010.

Caso e multa - Segundo o relatório do TCE, dentre as irregularidades detectadas estão, falhas na elaboração do PPA, LDO e LOA daquele ano, elaboração inadequada do Plano Municipal de Educação e não cumprimento de limite de despesa com pessoal. O ex-prefeito ainda sofreu duas penalidades, uma delas o débito à sua administração, no valor de R$ 551.827,00, além de uma multa pessoal de R$ 5.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário