segunda-feira, 1 de outubro de 2018


Oito candidatos a presidente participam de sexto debate na TV

Oito candidatos a presidente da República participaram na noite deste domingo (30) de um debate na TV promovido pela Rede Record. A emissora reuniu Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

Antes de o debate começar, os mediadores Celso Freitas e Adriana Araújo informaram que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi convidado, mas não compareceria por recomendações médicas. Internado desde o último dia 6, quando levou uma facada durante um ato de campanha, Bolsonaro recebeu alta neste sábado (29).

No três encontros promovidos após o atentado em Juiz de Fora (TV Gazeta, TV Aparecida e SBT), poucas foram as críticas dos adversários contra Jair Bolsonaro. Neste domingo, no entanto, a "trégua" dos concorrentes chegou ao fim.

De diferentes formas, praticamente todos os candidatos atacaram o presidenciável do PSL e o acusaram de reproduzir discursos autoritários e discriminatórios. Declarações recentes de aliados do capitão reformado, sobre o 13º salário e impostos, também foram usadas como armas de seus adversários no debate da Record.

Algumas das críticas mais incisivas partiram de Ciro Gomes e Marina Silva. Enquanto a candidata da Rede disse que as manifestações de Bolsonaro sobre possíveis fraudes no resultado das eleições 2018 demonstravam que ele "amarelou" e estava com medo de perder, o presidenciável do PDT criticou o concorrente por não comparecer ao debate na Record mesmo depois de receber alta.

Fernando Haddad, que segue atrás apenas de Bolsonaro na corrida para chegar ao segundo turno das eleições 2018, também foi bastante atacado pelos adversários. O ex-prefeito de São Paulo, seu partido e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram criticados em diferentes momentos por Alvaro Dias, Marina Silva, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e Cabo Daciolo.

O combate contra a polarização na política deu a tônica das participações de Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva. Os três candidatos, que dependem de um crescimento expressivo na última semana de campanha para chegar ao segundo turno, falaram contra as estratégias dos primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário