segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Bancada feminina eleita para a Alepe é a maior da história

O número de mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa de Pernambuco é o maior da história. Nas eleições realizadas no último dia 7 de outubro, elas garantiram 10 cadeiras no parlamento estadual, o dobro da quantidade conquistada em 2014. 

O número representa mais de 20% e está acima da média nacional nas assembleias, que é de 15%. Uma mulher, a delegada Gleide Ângelo, do PSB, foi a candidata mais votada, com mais de 412 mil votos, quase quatro vezes mais que o segundo colocado. Dos atuais 49 deputados que exercem mandato na assembleia, 25 foram reeleitos. 

Bancadas - A partir de fevereiro de 2019, dezoito partidos vão ter representação no Parlamento Estadual, contra quinze atuais. O PSB elegeu a maior bancada: 11 deputados, seguido do PP, com 10. As novidades em relação à composição atual são o Avante, o PC do B e o PRTB com um representante cada. Foram contabilizados quatro milhões e quinhentos mil votos válidos. O número de votos necessários para um partido ou coligação eleger um deputado foi de 92 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário