sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Presidente do Coren, Gilmar Junior, enfatiza importância da abertura de consultórios de enfermagem em Pernambuco




Ao participar de uma live com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), autor do Decreto Legislativo 193/2021, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Gilmar Junior, enfatizou a importância da abertura de consultórios de enfermagem em Pernambuco para a categoria. O encontro virtual foi realizado na noite desta quarta-feira (10) e contou com a participação da enfermeira Priscila Ferraz. 
Gilmar Júnior, presidente do COREN-PE, contou o ganho dos profissionais de enfermagem com a aprovação do decreto 193/2021. “A consulta de enfermagem é uma prática profissional permitida pela legislação federal e esse decreto dá liberdade total para que os enfermeiros possam empreender em seus consultórios no estado de Pernambuco. Queria muito que a classe política enxergasse a gente com esses olhos, como você fez. Você, vice-líder do Governo, nos ouvindo. Queremos que esses olhos e ouvidos fossem permanentes. Sei que com você talvez esse seja um caminho mais fácil pra gente”, afirmou. 

O representante do COREN também citou que, após a aprovação do decreto, duas solicitações para abertura de consultórios foram registradas no Conselho. 

O texto do decreto apontou que o art. 407 do Código Sanitário de Pernambuco estava desatualizado e impedia os (as) enfermeiros (as) de instalarem seus próprios consultórios ou clínicas. Autor da sugestão, Diogo Moraes falou da importância do decreto 193/2021 para a classe de enfermeiros. “Estamos à disposição para ajudar e promover políticas públicas para colaborar com os profissionais de enfermagem de todo Pernambuco. Não tenham dúvida que a Casa Joaquim Nabuco está aberta para colaborar com essa importante categoria. Nesse período de pandemia que estamos passando, agradeço a todos os enfermeiros pelo empenho e dedicação ao povo pernambucano”, destacou o deputado.

“É uma sensação ímpar participar de um encontro igual a esse que busca a evolução da minha categoria. Digo sem nenhum medo de errar, investir na enfermagem é investir na qualidade de vida, na educação em saúde e na humanidade”, complementou a enfermeira Priscila Ferraz.

Na oportunidade, Diogo Moraes também comentou sobre a visita a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco. O intuito foi articular a inclusão de enfermeiros em uma linha de crédito específica para empreendedores dessa área. O parlamentar pontuou que, diante de um cenário de incertezas, onde a categoria tem duas opções, concurso público ou atuação em empresas privadas, o estímulo ao empreendedorismo pode ser mais uma alternativa de trabalho e renda para quem atua na enfermagem. Diogo convidou o Conselho para participar dessa articulação junto à AGE, destacando a importância de congregar todas as forças em prol dessa linha de crédito. 

O parlamentar também citou a visita que fez ontem à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para articular a agilidade para emissão do registro necessário para aberturas das clínicas de enfermagem. O encontro foi realizado com o gerente-geral da Apevisa, Josemaryson Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário