terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe adota medidas de prevenção e combate ao Coronavírus

Diante do atual cenário de expansão do Covid-19 (Coronavírus), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe vem trabalhando para prevenir o contágio e alastramento do vírus na cidade. Na reunião da manhã da segunda-feira (16) com os secretários da gestão, foram definidas novas diretrizes e ações a serem tomadas.

Ficou determinada a criação de um “Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus”, que terá encontros diários para avaliar ações e discutir planos de prevenção. Também ficou decidida a suspensão por 15 dias das aulas de toda rede municipal de ensino e das escolas particulares, além da determinação da suspensão de férias, a partir desta segunda-feira (16), dos servidores da saúde pública.

Todos os eventos que juntem mais de 100 pessoas serão proibidos. E, para intensificar os cuidados com a saúde, está sendo feita a aquisição de álcool em gel para as unidades de saúde da nossa cidade. Todas as decisões serão publicadas em decreto assinado pelo prefeito Edson Vieira (PSDB).


À tarde foi realizada uma capacitação com os profissionais da saúde para eles se prepararem para enfrentar o Covid-19. A capacitação aconteceu no Teatro Municipal e contou com a palestra e orientações pela coordenadora de vigilância epidemiológica, Carolina Caraciolo e por Conceição Maciel, apoiadora técnica de vigilância e diretora de vigilância em saúde da IV Gerência Regional de Saúde.

Em seguida, houve uma reunião com os integrantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, e entidades como ASCAP, CDL, Moda Center, onde foi decidido que a feira da próxima semana será mantida. Em conjunto serão feitas ações de monitoramento e fiscalização tanto do Moda Center Santa Cruz quanto do Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

É necessário enfatizar que todas as decisões podem ser mudadas a qualquer momento. Elas serão avaliadas e divulgadas de acordo com o cenário na cidade.

Todas as ações estão sendo voltadas para conter o Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. “Estamos atentos e acompanhando 24 horas a situação na nossa cidade. Vamos iniciar as ações agora para poder minimizar os impactos desse vírus aqui em Santa Cruz do Capibaribe. É importante que todos colaborem nesse momento pois essa batalha só será vencida em conjunto”, comenta o prefeito Edson Vieira.­


CORONAVÍRUS – DÚVIDAS

O que é?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.

Quem eu devo procurar em caso de suspeita?
Em caso de suspeita, a Secretaria de Saúde indica que o paciente procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá ele será avaliado se tem ou não o vírus. Caso confirmado, se for de nível leve, recomenda-se que ele volte para casa e fique totalmente isolado e, se for grave, a Unidade o isolará e o tratará, podendo o mesmo ser encaminhado para outra cidade.


Como eu posso ser contagiado?
De uma forma geral, a principal forma de transmissão do coronavírus se dá por contato de pessoa a pessoa.


Como posso me prevenir?
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço descartável. Na falta de um lenço, use o antebraço, nunca as mãos!
Evite aglomerações se estiver doente.
Mantenha os ambientes bem ventilados.
Não compartilhe objetos pessoais.
Como identificar? 

Sintomas mais comuns

- Febre 

- Tosse 

- Dor de garganta 

- Coriza 

- Dor de cabeça 

- Falta de ar 

- Fraqueza 

- Dor no corpo

Em casos de dúvidas ou suspeitas, a população pode entrar em contato a partir desta terça-feira (17) com o número (81) 99503-3913. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário