terça-feira, 24 de março de 2020

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe intensifica ações contra o coronavírus

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, tem desenvolvido, uma série de ações e medidas para combater o novo Coronavírus em todo o município. A primeira medida adotada pela gestão do prefeito Edson Vieira, foi a criação de um “Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus”, que é formado pelas Secretarias de Saúde, Governo e Desenvolvimento Social, Educação, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Defesa Social e Gabinete do Prefeito. O comitê está realizando encontros diários para avaliar ações e discutir planos de prevenção.

Na oportunidade, através de um decreto municipal, o prefeito Edson Vieira decidiu suspender as aulas de toda rede municipal de ensino e das escolas e faculdades particulares, além da determinação da suspensão de férias dos servidores da saúde pública.

Em comum acordo, as prefeituras de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama e Governo de Pernambuco decidiram suspender, de imediato, a Feira da Sulanca de Caruaru, o Moda Center Santa Cruz, o Calçadão Miguel Arraes, e a Feira do Jeans de Toritama. A atitude busca garantir saúde pública a toda população.

As ações continuam, foi determinado o cancelamento de eventos sociais com aglomerações, tanto no âmbito público quanto os relativos ao setor privado. Para os pequenos feirantes, foram suspensas todas as taxas municipais de cobranças, está sendo realizado um cadastro para buscar junto aos Governos Estadual e Federal uma linha de crédito para os profissionais autônomos da cidade. Buscando um combate mais efetivo, Edson Vieira transferiu temporariamente a urgência e emergência pediátrica que funcionava na UPA 24 Horas José Vieira Filho para a AME Infantil Doutor Adilson Bezerra de Souza. Deixando assim, a UPA 24 Horas exclusiva para os adultos.

Foi editado também um decreto determinando a suspensão das feiras de gado em toda cidade. A feira livre realizadas na Central de Feira e Mercados Zezin da Farinha passou a funcionar em apenas quatro (04) dias da semana, com orientação para espaçamento maior entre as bancas, também foi proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas, além  da venda de comidas prontas dentro local, liberando apenas para entregas e não para consumo interno.

Todo comércio da cidade foi fechado, essa determinação excluiu apenas farmácias, padarias, postos de combustíveis, supermercados e serviços essenciais.

Na segunda-feira (23), o prefeito Edson Vieira designou caso necessário, a Escola Municipal Professora Maria do Socorro Aragão Florêncio como um hospital de retaguarda, já que hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão está pronto e com vários leitos, para receber a população. Já a Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo foi destinada para receber e acolher pessoas em estado de vulnerabilidade social (moradores de rua).
Estas ações e medidas de políticas públicas da administração municipal de Santa Cruz do Capibaribe, atendem as determinações do Governo do Estado e das autoridades sanitárias. Têm como único intuito, preservar a saúde da população da Capital da Moda. Também serão suspensas temporariamente a cobrança por parte da Prefeitura de taxas, alvarás e IPTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário