quinta-feira, 21 de março de 2024

Aluna do SENAI Caruaru é segunda colocada em concurso de moda, na AGRESTE TEX




O Serviço de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) está participando da 7ª AGRESTE TEX, principal feira têxtil e de confecção do Agreste pernambucano. A aluna do curso de Técnico em Vestuário da Unidade Caruaru, Deisy Silva, foi a segunda colocada na primeira edição do Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), atividade paralela ao evento que revelou o talento de jovens designers do Estado. Além disso, nesta quinta-feira (21), será realizada uma visita técnica com alunos ao evento para que eles conheçam os equipamentos, as soluções inovadoras e as tendências que a feira apresenta. 


Deisy Silva conquistou a posição entre os primeiros colocados com a coleção Vaqueiro Nordestino. “A coleção apresentou calça, gibão, chapéu, bota e as formas dos cavalos e ferraduras, exaltando a regionalidade, a força e a resistência da cultura sertaneja. O excesso e volume nas peças representam o drama e a sensação do caos do vaqueiro, quando está em ação”, explicou a professora do SENAI Caruaru, Daniella Gonçalves. Além disso, outra referência local foi o penteado utilizado nas modelos, que foi o mesmo de Maria Bonita. 


A docente destaca ainda que Deisy tem uma conexão emocional com a história por ser filha de um vaqueiro e ter a trajetória familiar atrelada à prática. “Existe uma carga emocional forte. Ela quis colocar como sendo uma atividade masculina a representação da força e da delicadeza da figura feminina. Então, as peças foram trabalhadas de modo a se comunicar entre si, podendo se desmontar e fazer novas composições”, disse. Além do mais, Daniella Gonçalves ressalta que as habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso técnico em Vestuário tornam o aluno apto a desenvolver coleções, modelar e montar peças, atuando em diversos setores da indústria ou empreendendo em seu próprio negócio. 


Além de Deisy, também estiveram entre os dez primeiros colocados a aluna do SENAI Caruaru Marília Eduarda da Silva e os alunos do SENAI Paulista Allyson César Firme, Erika Santos e Flávia Nascimento, com as coleções Fios Rítmicos do Maracatu, Vestígios Híbridos, Saint Toricarú e Estrelas do Agreste, respectivamente. “Ter cinco alunos entre os dez primeiros colocados é um prêmio para o trabalho desenvolvido pelo SENAI em todo o Estado. Mostra que estamos no caminho certo na contribuição para o crescimento e o reconhecimento do talento desses jovens”, disse Gonçalves. 


O SENAI também está com um estande no evento, levando para os visitantes informações sobre os projetos desenvolvidos com foco na indústria têxtil. O espaço ainda conta com óculos de realidade virtual para transformar a experiência de quem passa pelo local mais imersiva, tecnológica e inovadora. A AGRESTE TEX tem a expectativa de atrair, em 2024, mais de 12 mil pessoas e de gerar R$ 300 milhões em negócios. 


Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário