sexta-feira, 15 de março de 2024

Codevasf recebe homenagem por seus 50 anos na Assembleia Legislativa de Pernambuco




A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta quinta-feira (14) uma reunião solene de homenagem à Codevasf pelos 50 anos de serviços prestados ao desenvolvimento regional. A Empresa mantém duas superintendências no estado, em Petrolina e Recife, que atuam nos 185 municípios do estado. Entre os destaques locais da Companhia estão os projetos públicos de irrigação, que alcançam valor bruto de produção anual de R$ 2,8 bilhões e mantêm mais de 70 mil empregos diretos e indiretos.

“A Codevasf, no decorrer dessas cinco décadas, tem sido uma força motriz, sobretudo para o Nordeste, impulsionando setores vitais, como agricultura, pesca e infraestrutura hídrica. Essas ações são responsáveis por conectar pessoas, fortalecer comunidades e oferecer oportunidades a milhões de nordestinos”, afirmou no evento o deputado estadual Rodrigo Farias, autor do requerimento da sessão de homenagem. “A Codevasf tem sido uma aliada na construção de um Nordeste mais justo e próspero”, frisou.

Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem como missão “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. A área de atuação da Companhia atualmente abrange 2.688 municípios, localizados em 16 unidades da federação.

“A Codevasf tem agido como um indutor de desenvolvimento. Esse é o grande legado que a Companhia tem. Precisamos dar oportunidade para que as pessoas possam ter a liberdade de fazer seus investimentos, de ter a sua renda, de cuidar de suas famílias. As ações que realizamos são voltadas para isso”, ressaltou Marcelo Moreira, diretor-presidente da Companhia. “Essas ações fizeram com que a Codevasf recebesse o reconhecimento da população, dos prefeitos, dos governadores, dos deputados, dos senadores, e que ela se expandisse”, afirmou.

Participaram do evento o diretor da Área de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado, e os superintendentes regionais da Companhia Edilázio Wanderley (Petrolina), Gustavo Melo (Recife), Thomas Jefferson França (Aracaju) e Irlen Guimarães (João Pessoa) — além de autoridades locais, parlamentares e profissionais da Empresa.

A Codevasf executa políticas públicas nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável. Suas ações incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário