segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Em agenda da RMR, Raquel Lyra visita Fenearte e Morro da Conceição




A presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, cumpriu agenda neste sábado, 11, na Região Metropolitana do Recife. Ao lado da deputada Priscila Krause, esteve na 21ª edição da Feira Nacional de Negócio do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções, em Olinda, que reúne cerca de 5 mil expositores de todas as regiões do Brasil e de mais 22 países. “A arte produzida pela nossa gente tem importância cultural, econômica e social. Vim dar um abraço nos meus amigos mestres da cultura popular de Caruaru, na Fenearte, onde encontramos gente de todos os lugares de Pernambuco para vender aquilo que é mais rico da nossa cultura e da nossa identidade. Arte do barro, da madeira, da renda. É Pernambuco inteiro expressando a identidade cultural do seu povo e podendo levar às novas gerações aquilo que a gente tem de mais rico”, destacou Raquel Lyra. 

A artesã caruaruense Mariete Rodrigues afirmou que “é um orgulho receber a prefeita Raquel Lyra. Ela se preocupa e sempre apoiou os artesãos do Alto do Moura”, ressaltou. Escolhido por votação popular como Patrimônio Vivo de Caruaru, Mestre Luiz Antônio falou sobre a visita. “Fiquei feliz em recebê-la para ver minha arte porque Raquel Lyra sabe que a cultura popular da nossa cidade é patrimônio não só para o estado, mas para todo o Brasil”, completou.

No Recife, Raquel e Priscila também visitaram o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro, e o Mestre de Capoeira Pirajá, de 73 anos. A agenda na área metropolitana teve início em Paulista, onde Raquel e o ex-senador Armando Monteiro foram recebidos pelo ex-deputado Ramos em um café da manhã. Em seguida, estiveram com o empresário Celso Muniz, na Olinda Creative Community Action (OCCA), espaço de economia criativa, no sítio histórico de Olinda, pensado em impulsionar o fomento à arte, tecnologia, cultura e novos negócios. “Somos um ambiente maker baseado na junção de ciência, matemática, engenharias e artes para criar coisas, ressignificando ambientes que ninguém percebe, criando uma narrativa poderosa, tudo isso ligado ao universo de games. Somos associação, uma escola que não é no sentido formal”, explicou o fundador Kleber Dantas ao apresentar o local.

Raquel Lyra frisou que “foi muito bom conhecer essa iniciativa que incentiva a criatividade e tecnologia para todas as idades. Uma inspiração pra gente levar para educação de Caruaru”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário