terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Senado aprova Anastasia para TCU




O Senado aprovou, agora há pouco, o novo ministro do Tribunal de Contas da União, em substituição a Raimundo Carreiro. Foi eleito o senador Antônio Anastasia (PSD-MG). O candidato venceu a disputa no plenário do Senado com 52 votos.

Mais dois parlamentares disputaram o cargo, que é vitalício: Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O mandato dos três senadores se encerra no próximo ano.

O placar final foi:

Antonio Anastasia: 52 votos

Kátia Abreu: 19 votos

Fernando Bezerra Coelho: 7 votos


Biografia

Nascido em Belo Horizonte (MG), Anastasia é mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou até 2006.

Na gestão de Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República, entre 1995 e 1999, Antonio Anastasia foi o número dois do Ministério do Trabalho. Em 1999, ocupou a Secretaria Executivo do Ministério da Justiça.

De volta a Minas, em 2002, formulou o plano de governo do então candidato ao governo do estado Aécio Neves. Em 2003, passou a exercer a função de secretário de Planejamento e Gestão e de Defesa Social, já na gestão Aécio.

Na disputa de Aécio à reeleição, Anastasia concorreu como candidato a vice-governador. Em 2010, quando Aécio Neves deixou o cargo para concorrer ao Senado, Anastasia passou a comandar o estado.

Foi eleito governador do estado nas eleições de 2010 e ocupou o cargo até 2014, quando pediu exoneração para trabalhar na elaboração do plano de campanha de Aécio Neves à Presidência, pelo PSDB. Ainda em 2014, o parlamentar foi eleito senador. O mandato dele se encerra no começo de 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário