sexta-feira, 23 de outubro de 2015


Resumão da Câmara

Na tarde dessa quinta-feira (22),  foi realizada mais uma Sessão Ordinária na Casa José Vieira de Araújo, a décima segunda do período. O presidente Afrânio deu início à Sessão e por motivos maiores passou o comando dos trabalhos para o Primeiro Secretário Ronaldo Pacas, retornando antes da conclusão dos discursos.

Um dos temas mais pertinentes na Tribuna foi à questão do abastecimento de água do município, o que não impediu de que outros temas mais polêmicos também fossem abordados.
              
O vereador Vânio Vieira (PSDB) foi o primeiro a usar a Tribuna e em seu discurso, como de costume, não economizou críticas ao governo e  a presidência da Câmara, uma delas foi a demora quanto a implantação das CPIs dos Coffee-Breaks e Calçadão onde afirmou que o presidente estava mal intencionado e comprometido em engavetar os requerimentos que pedem o inicio das investigações.

“Eu já decidi, vou entrar com um mandado de segurança nessa CPI pra ver se ela anda, tudo que a gente vai fazer aqui é necessário que a justiça tenha que decidir para que se investigue, porque a presidência não tem interesse nisso”.

O vereador Deomedes Brito (PT) pautou basicamente seu discurso no tema abastecimento de água, onde destacou a importância da comissão da convivência com a seca, e pediu mobilização por parte dos vereadores para cobrar do Estado ações que possam amenizar os efeitos da seca.  

“Temos que ter uma obra hoje que solucione o problema em curto prazo”.

O vereador Carlinhos da Cohab (PSL) trouxe ao plenário um discurso, como de costume, polêmico. Na ocasião iniciou sua fala levantando a suspeita de que os Guardas Municipais estariam cobrando taxas extras para trabalharem nos pontos de locação, o vereador ainda afirmou que Santa Cruz estaria sofrendo com falta de medicamentos, o mesmo alegou ter percorrido quase todos os PSF’s de Santa Cruz do Capibaribe a procura de uma injeção para sua esposa e não encontrou. O vereador ainda criticou, a falta de agilidade do governo em relação aos buracos existentes no trajeto Santa Cruz/Poço Fundo, o mesmo afirmou que tomou conhecimento de que o valor para comprar o material para realização da operação tapa buraco não chegaria a dois mil reais, o que gerou controvérsias posteriormente.

“Não chega a dois mil reais, o material para fazer de Poço Fundo ao Moda Center uma operação tapa buraco, isso é um alerta, se não fizer eu vou fazer do meu bolso”.

O vereador Ernesto Maia (PSL) iniciou seu discurso apresentando alguns de seus projetos encaminhados à Câmara, além de informar o encaminhamento de dois novos projetos, um dos quais institui o mês Dezembro Vermelho alusivo à prevenção contra AIDS. Além disso, o vereador lembrou que a gestão Edson Vieira (PSDB) completa mil dias de exercício e que o prefeito poderia usar essa data para cumprir promessas de campanha, mas, no entanto iria comemorar os mil dias de governo e seu aniversário em uma mala, segundo Ernesto, há poucos motivos para comemorar.
“Mas o governo municipal mostra que nessa comemoração dos seus mil dias, notícias boas para Santa Cruz do Capibaribe são muito poucas”.

O vereador e líder da oposição Fernando Aragão (sem partido) também consolidou seu discurso na crise hídrica, o mesmo ressaltou a importância da água e que esse tema sempre lhe trouxe grande preocupação, ainda mais nesses últimos dias que a crise tem se agravado, problemática que segundo o vereador não é de hoje. 

“O que precisa é vergonha na cara, o que precisa é a população cair em campo, que ela faça a cobrança correta, para que a gente possa fato resolver esse problema”.

O vereador Pipoca (PSDB) líder da situação iniciou sua fala rebatendo as afirmações do vereador Ernesto Maia, o vereador assegurou ser incomparável os avanços inegáveis conquistados em mil dias pela gestão Edson Vieira com os doze anos que o grupo Taboquinha passou a frente da prefeitura de Santa Cruz. O líder situacionista ainda comentou sobre a crise hídrica e o trabalho que vem sendo realizado por a Comissão de Convivência Com a Seca para amenizar os efeitos da crise.

“Podemos ver exemplos vivos como o Zumba nos Bairros, PSF’s funcionando, hospital funcionando 24 horas, na educação os professores hoje são valorizados, então não vamos aqui querer tapar o sol com a peneira na tentativa de iludir a população”.      

O vereador Dida de Nan (PSDB) em seu discurso respondeu as criticas do vereador Carlinhos quanto aos buracos no trajeto Santa Cruz/Poço Fundo o mesmo assegurou que obteve informações de que as obras para solucionar o problema dos buracos estarão sendo iniciadas em novembro, e que só os órgãos responsáveis podem fazer a manutenção dessas vias, e ainda ironizou sobre o real valor para a realização da operação tapa buracos.

“Gente vamos trabalhar, vamos parar com essas picuinhas políticas que não levam a lugar nenhum”.

Zé Minhoca (PSDB) destacou em seu discurso a sua ida a Brasília com o objetivo de conquistar emendas para o município junto aos deputados federais, o vereador considerou a viagem muito produtiva e relatou encontros com deputados e a conquista de emendas para o município, inclusive emendas destinadas a pavimentação de ruas. O vereador não deixou de discutir a questão da crise hídrica apresentando de forma contundente soluções que extinguiriam definitivamente o problema da escassez de água no Nordeste.

“Edson Vieira tem consciência clara e efetiva de que devemos buscar emendas, independente de siglas partidárias, queremos cuidar do nosso município, com isso ele nos da uma lição de maturidade”, falou.

O vereador Junior Gomes (PSB) em seu discurso agradeceu e parabenizou ao prefeito Edson Vieira pelo o inicio das obras de implantação de saneamento básico na vila São José e pelas obras de implantação também de saneamento básico na Vila do Pará, são por volta de 140 metros de saneamento básico que já se encontram em fase de conclusão, ambos requerimentos de sua autoria. O vereador ainda ressaltou a alegria em ver o trânsito de Santa Cruz ser reordenado para garantir uma melhor mobilidade e segurança aos cidadãos santa-cruzenses e relatou as ações voltadas para melhoria da segurança no município informando sobre a constituição do comitê de segurança pública.       

“Não estamos de braços cruzados, estamos mobilizados nesse entendimento de que o prefeito do município também está engajado para que a gente possa melhorar cada vez mais a condição de vida do nosso povo”.

Galego de Mourinha (PTB) discursou sobre a questão de segurança pública, o mesmo propôs uma visita de todos os vereadores ao secretário de defesa social do estado para cobrar investimentos na área, advertindo sobre a importância da persistência, ainda segundo ele, pessoas estariam se mudando de Santa Cruz por culpa da falta de segurança e isso poderia se observado por índice alto de oferta de alugueis.

“A mesma equipe responsável para que o trânsito funcione melhor, devia ser a mesma equipe pra chamar o prefeito e dizer assim, vamos fazer algo por a segurança de Santa Cruz do Capibaribe”.

O vereador Zezin Buxin(PSDB) rebateu o discurso do vereador Galego de Mourinha certificando que o índice alto de oferta de alugueis se dá pelo simples fato de que as pessoas estão saindo do aluguel e adquirindo sua casa própria e desconhece que as pessoas estejam saindo do município motivadas por a falta de segurança, já que a criminalidade está presente em todo o país.

“O pessoal não está indo embora não, está chegado mais gente, o pessoal está indo para casa própria, graças a Deus e tomara que continue assim”.

O vereador concluiu sua fala destacando a importância do projeto  Zumba nos Bairros que vem proporcionando transformações não só físicas mais interiores em seus integrantes, parabenizou a primeira dama pelo empenho dedicado a esse projeto.

 “Já que eu engordei um pouco, de “buxin” eu virei “buxão”, tenho que procurar a Zumba porque a Zumba é a solução”.

Após o discurso do vereador Zezin Buxin o vereador Afrânio (PDT)  retomou a presidência dos trabalhos e não se eximiu de dar os devidos esclarecimentos e rebater as criticas proferidas por Vânio Vieira no início da sessão, foi o momento mais tenso da tarde, onde mesmo deixou claro que na próxima quinta-feira não se esquivará do compromisso de fornecer todos os documentos e pareceres do caso, e ainda afirmou se dirigindo ao vereador Vânio que não era camaleão que mudava conforme o clima, que honrava com seus posicionamentos, e que aqueles que o chamaram de engavetador deveria engolir as provas e garantiu que o governo não tem medo de CPI. 

Após esse momento o vereador Afrânio fez uso da tribuna como orador e iniciou o discurso ainda rebatendo as críticas do vereador Vânio com a seguinte frase “na minha ausência se aproveitou, na presença se calou”. O vereador ainda parabenizou a reorganização do trânsito e ainda fez um requerimento verbal pedindo que a câmara possa proporcionar a “Cerimônia de 30 anos da Rádio Vale”.  

O vereador Zé Elias (PTB) em seu discurso rebateu ao vereador Carlinhos ironizando a suposta facilidade em solucionar o problema dos buracos da PE-160, explicando que já houve tentativas por parte dele e de amigos vereadores em solucionar o problema, mas foram impedidos por se tratar de algo de responsabilidade do Estado, o vereador ainda falou sobre uma proposta de sua autoria apresentada a Casa que garante a os Centros Educacionais contar com uma pessoa capacitada para prestar primeiros socorros em caso de acidentes ou doença, o vereador não deixou de agradecer por ter seus pedidos atendidos pelo governo.

“Todas as vezes que tenho buscados os secretários para cobrar alguma demanda, prontamente sou atendido e isso é bom, porque através desse pedido, quem ganha é a população”.

A vereadora Narah Leandro (PSB) foi a décima quarta oradora da tarde deu início ao seu discurso falando da satisfação que tem em ver o crescimento do projeto Zumba do Bairros e parabenizou a primeira dama Alessandra Vieira pelo desenvolvimento satisfatório dessa ideia. Em resposta ao vereador Galego de Mourinha a vereadora apresentou as ações do governo voltadas para a consolidação da segurança em nosso município. 

“A ideia é tratar Santa Cruz com o respeito e dignidade que ela merece... Para que o povo possa entender que o nosso compromisso é esse, construir um futuro melhor para as pessoas”.

O vereador Helinho Aragão (PTB) em seu discurso mais uma vez trouxe o debate sobre crise hídrica ao plenário, onde assegurou que a água sempre foi sua bandeira desde o inicio de seu mandato, sendo um tema pertinente e importante para o desenvolvimento dessa terra.

“Precisamos de água para tudo em nossa casa, em nosso trabalho, para o desenvolvimento de nossa terra”.

O vereador Ronaldo Pacas (PSDC) foi o penúltimo orador a ocupar a tribuna e deu início a sua fala afirmando considerar graves as denúncias do vereador Carlinhos quanto aos Guardas Municipais e espera que o parlamentar apresente as provas, continuou seu discurso rebatendo o vereador Ernesto Maia, o mesmo afirmou não entender o porquê de tanta preocupação com a Mala da Solar, ainda questionou o vereador Carlinhos e sua afirmações em relação a os buracos da PE-160.

“Eu espero que o nobre vereador Carlinhos tenha boas explicações para isso, porque quando se faz uma denúncia desse tipo, se faz necessário que se prove”.

O vereador Luciano Bezerra (PR) foi o último a discursar na sessão, o mesmo destacou em sua fala o propósito do governo em consolidar a Serra do Pará como um ponto turístico, citou o site criado para propagar a imagem da serra, parabenizando seus idealizadores. O líder do governo ainda parabenizou a Secretaria de Mobilidade Urbana por o trabalho que vem sendo realizado para reorganização do trânsito e destacou a importância das pessoas em contribuírem para o êxito desta ação que visa garantir a melhor mobilidade das pessoas.

“Essas mudanças com certeza irão proporcionar uma melhor mobilidade, para que possa renovar cada vez mais o trânsito de Santa Cruz”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário