segunda-feira, 23 de julho de 2018


PDT, PSTU, PSOL, PSC e PSL confirmam candidatos a presidência da República

O ciclo de convenções partidárias para definição dos candidatos a presidente da República nas eleições deste ano começaram na última sexta-feira (20) e seguem até o dia 5 de agosto. Neste final de semana, cinco candidatos a presidência foram confirmados por seus partidos.

PDT - O primeiro partido a definir o seu candidato a presidente foi o PDT, que confirmou em convenção nacional na sexta-feira em Brasília a escolha de Ciro Gomes, 60 anos, como candidato à Presidência da República. O ex-ministro e ex-governador do Ceará foi escolhido por aclamação pelos filiados que participaram do evento. Ele disputará a Presidência pela terceira vez – em 1998 e 2002 concorreu pelo PPS, mas não chegou ao segundo turno.

PSTU - O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) divulgou também na sexta, durante convenção no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, no Tatuapé, a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República nas eleições de outubro. O professor Hertz Dias, da rede pública do Maranhão, foi anunciado como vice pelo partido. Não haverá coligação no PSTU.

PSC - O Partido Social Cristão (PSC) escolheu por aclamação na sexta, durante convenção da legenda em Brasília, o economista Paulo Rabello de Castro, 69 anos, como candidato do partido à Presidência da República. Rabello foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo do presidente Michel Temer.

PSOL - Já no sábado (21), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou em convenção nacional realizada em São Paulo, a escolha de Guilherme Boulos, de 36 anos, como candidato à Presidência da República. O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi escolhido por aclamação pelos filiados que participaram do evento. Ele disputará a Presidência pela primeira vez.

PSL - Na tarde deste domingo (22), foi confirmado o nome do deputado federal Jair Bolsonaro, de 63 anos, como candidato do Partido Social Liberal (PSL) à Presidência da República nas Eleições 2018. Bolsonaro foi escolhido por aclamação de correligionários no encontro nacional da legenda, que ocorreu no Rio de Janeiro. O partido adiou a escolha do vice. Segundo comunicado durante a convenção, o partido irá definir o nome até 5 de agosto.

PMN - O Partido da Mobilização Nacional também realizou, em Brasília, sua convenção nacional neste final de semana, onde rejeitou a escolha da jornalista Valéria Monteiro como candidata à Presidência da República. O partido tinha vetado candidatura própria, mas a jornalista recorreu da decisão na Justiça, que assegurou a análise do nome durante a convenção nacional. O nome foi rejeitado pelos dirigentes nacionais. Durante a convenção, além de não ter candidatura própria, a legenda decidiu ainda não apoiar a candidatura de outro partido durante o primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário