quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Alepe inicia nova legislatura com renovação de 55% dos deputados estaduais

Nessa sexta-feira, 1º de fevereiro, os deputados estaduais eleitos no último pleito tomam posse às três da tarde, no Plenário da Alepe. Os 49 parlamentares vão trabalhar na elaboração de leis e fiscalização das ações do Governo Estadual nos quatro anos da 19ª Legislatura, que começa agora e vai até 2022. Do total de representantes, 22 se reelegeram e 27 são novatos ou voltam à Assembleia Legislativa depois de um intervalo sem mandato na Casa. Em relação à última legislatura, a renovação é de 55%.

São 39 homens e dez mulheres na composição das cadeiras. A presença feminina aumentou de 12% para 20%. Entre elas, a parlamentar mais votada em 2018 e na história de Pernambuco foi a ex-delegada da Polícia Civil, Gleide Ângelo, do PSB. Eleita com mais de quatrocentos e dez mil votos, a recifense de 52 anos diz que vai trabalhar pela segurança pública e para combater a violência contra o segmento feminino. “É retribuir cada voto depositado na urna com muito compromisso. Compromisso com a sociedade, compromisso com a segurança pública, compromisso com as mulheres que apanham e morrem todos os dias, e as pessoas acham normal e a gente vai mostrar que não foi normal, isso é crime.”

Um fato inédito na legislatura que começa é o mandado coletivo de cinco mulheres filiadas ao PSOL. As Juntas foram eleitas com mais de 39 mil votos. Elas pretendem dividir as decisões políticas, o gabinete e a remuneração, e serão representadas oficialmente pela vendedora ambulante Jô Lima.

Dois dos deputados eleitos se licenciaram para assumir secretarias do Poder Executivo: Aluísio Lessa, do PSB, e Rodrigo Novaes, do PSD. Eles serão substituídos pelos suplentes Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos socialistas.

No total, 18 partidos estão representados na nova composição do Plenário. A maior bancada é a do PSB com 12 parlamentares. Em seguida está o PP com dez e o PSC com cinco. As legendas devem se organizar para ocupar os cargos da Mesa Diretora, que será eleita após a posse, nessa sexta,  e as presidências e composições das Comissões Permanentes, responsáveis pela análise dos projetos de lei que tramitam na Alepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário