terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Pernambuco se destaca entre os estados do Nordeste na lista de "Cabeças" do Congresso Nacional


Anualmente desde 1994, o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) realiza um levantamento, com objetivo de apontar a produção dos deputados federais e senadores em Brasília e ainda creditar características da atuação de cada um deles no Congresso Nacional, sendo os adjetivos atribuídos: Debatedor, Articulador e Organizador, Formulador, Formador de Opinião e Negociador. A lista de parlamentares mais atuantes de 2019 foi divulgada este mês.

Pernambuco não teve nenhum dos seus parlamentares apontados na lista deste ano como formador de opinião, ainda assim, foi o estado do Nordeste com maior número de parlamentares no levantamento, sendo ao todo dez. O estado ficou à frente da Bahia (sete parlamentares) e Paraíba (cinco). 

Em seu primeiro mandato como senador, Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é o líder do Governo no Senado, aparece na lista de destaques pelo segundo ano, em 2019 tendo como característica ressaltada a capacidade de formulação.

Já Humberto Costa (PT), que está em seu segundo mandato como senador,  aparece tendo como característica apontada a de debatedor. O petista, que é o líder do seu partido no Senado, é o representante de Pernambuco com maior número de aparições no ranking, sendo essa a 11ª vez.

Entre os deputados, André de Paula (PSD), aparece pela primeira vez na lista, tendo como qualidade apontada, a condição de articulador e organizador. Outros estreantes e que tiveram como destaque o mesmo adjetivo atribuído são Daniel Coelho (Cidadania), Danilo Cabral (PSB) e Sílvio Costa Filho (PRB). 

André Ferreira (PSC) e Augusto Coutinho (Solidariedade) também aparecem pela primeira vez na lista, porém, sua principal característica apontada foi a capacidade de negociação.

Outros nomes presentes são os dos deputados Renildo Calheiros (PCdoB, seis aparições) e Tadeu Alencar (PSB, cinco aparições), apontados respectivamente por sua capacidade de articulação e organização, e formulação.

O estado tem ainda outros cinco nomes em ascensão por sua atuação no ano, que a depender da sua produção nos anos seguintes, poderão constar entre os principais parlamentares do Brasil, são eles o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) e os deputados Fernando Filho (DEM), João Campos (PSB), Luciano Bivar (PSL) e Túlio Gadelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário