quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Redes sociais influenciam voto de 45% da população, segundo pesquisa do Senado e da Câmara


Quase metade dos entrevistados em pesquisa nacional de opinião pública realizada pelo DataSenado afirmou que decidiu voto em período de eleições levando em consideração informações vistas em alguma rede social. Segundo o levantamento, feito em parceria com as ouvidorias da Câmara e do Senado, 45% da população reconheceram a influência das redes sociais na escolha de um candidato.

De acordo com a pesquisa, as redes sociais mais citadas pelos entrevistados foram Facebook, com 31%, e WhatsApp, com 29%.

Os resultados indicam que os brasileiros acreditam que os conteúdos nas redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas. O público jovem usa mais as redes sociais e também considera mais informações nesses meios para sua decisão de voto. Ao mesmo tempo que as redes sociais diversificam as fontes de informação para os cidadãos. Para 90% dos entrevistados, esses meios também deixam as pessoas mais à vontade para expressar opiniões preconceituosas.

O ouvidor da Câmara, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), explica o objetivo da pesquisa. “Nós pautamos essa pesquisa para entender o efeito da rede social nas escolhas eleitorais. Queremos saber se, de fato, como foi divulgado, que as últimas eleições tiveram essa influência, e de fato, nos deparamos com dados que vão ao encontro dessa percepção. E 90% das pessoas acessam internet pelo celular. Isso já mostra que ter um banco de dados de celulares é a forma mais fácil de chegar às pessoas".

De cada 10 brasileiros, 8 já identificaram fake news nas redes sociais. 82% afirmaram verificar se uma informação é verdadeira antes de compartilhá-la. Esse percentual de pessoas que verificam as informações aumenta conforme o grau de escolaridade dos entrevistados. Os resultados da pesquisa indicam que praticamente metade dos brasileiros acha difícil identificar notícias falsas em redes sociais. 

Foram entrevistados 2.400 cidadãos que têm acesso à internet, em todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, no período de 17 a 31 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que, se a pesquisa fosse refeita 100 vezes, em 95 ela apresentaria resultados dentro do intervalo da margem de erro.

(Agência Câmara)

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