quinta-feira, 2 de maio de 2019

Câmara de Vereadores promove audiência pública para tratar de situação do matadouro de Santa Cruz do Capibaribe 

Na manhã de hoje (02), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma audiência pública para falar a respeito da situação do matadouro público, que está interditado há cerca de um mês.

Estiveram presentes representantes da Prefeitura, Adagro, além de profissionais que atuam no matadouro e estão sendo diretamente afetados com o impedimento para o abate dos animais.

Durante a audiência, foram elencados problemas que culminaram na interdição e quais seriam os meios para que o matadouro possa voltar a funcionar.

Provisoriamente, até a solução para o problema, o abate dos animais está acontecendo em Brejo da Madre de Deus. 

Alguns marchantes lamentam pela situação, alegando que em média, os custos para o abate de um boi em Santa Cruz do Capibaribe é de 50 reais, e esse custo triplica com a operação na cidade vizinha.

O secretário executivo de agricultura, Lenildo Araújo, admitiu que os valores para reativação do matadouro são elevados, porém, disse que a prefeitura está buscando meios para o retorno ao funcionamento do equipamento. "O caderno com todas as exigências do matadouro estão sendo elencados, já muitos serviços, alguns de porte menor, que podem revelar novos ajustes a serem feitos, de toda forma, a Prefeitura está buscando a resolução definitiva desse problema", disse.

O vice-prefeito Dida de Nan (PSB), que recentemente esteve no exercício do poder executivo, e tratou do problema diretamente com os profissionais envolvidos na atividade, disse que está à disposição para resolver a demanda. "Eu não me esquivei de buscar uma solução nos dias em que estive no cargo, tenho conhecimento do problema e me comprometo em buscar a solução. Os marchantes estão com dificuldades e nossa obrigação é buscar a solução, nós estamos em busca, mas minha preocupação é também de garantir que nós não façamos um grande investimento, que em pouco tempo ficará inutilizado novamente", explicou.

Autor da proposta da audiência pública, o vereador Toinho do Pará (PSB) se disse satisfeito com os resultados da audiência. "Essa situação do matadouro público acontece há muito tempo, mas a realização de uma reunião como essa mostra que todos estão envolvidos na solução do problema. Todos os que solicitamos a presença vieram, expuseram seus pontos, as soluções, e agora vamos todos lutar por elas. Essa questão não tem bandeira partidária, é uma necessidade de Santa Cruz do Capibaribe, que não pode ficar sem um matadouro", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário