quinta-feira, 9 de maio de 2019

Michel Temer se entrega à Polícia Federal em São Paulo

Na tarde de hoje (9), o ex-presidente Michel Temer (MDB), de 78 anos, se entregou à Polícia Federal, em São Paulo, para cumprir prisão após revogação do habeas corpus que o mantinha em liberdade. Temer deixou sua casa, na Zona Oeste da capital paulista e seguiu escoltado até a Superintendência da PF.

A acusação contra o ex-presidente neste caso, é de comandar uma organização criminosa que teria recebido R$ 1,091 milhão em propina nas obras da usina nuclear Angra 3. Temer foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, a soma dos valores de propinas recebidas, prometidas ou desviadas pelo grupo que teria Temer como comandante ultrapassa R$ 1,8 bi.

Também indiciado, se entregou à PF na tarde desta quinta João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, amigo de Temer e sócio da empresa Argeplan. Os dois fizeram exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na região central de São Paulo. 

Por determinação do desembargador Abel Fernandes Gomes, do TRF-2, Temer e Lima devem ficar presos em São Paulo, o ex-presidente na Superintendência da PF, já coronel Lima ficará no presídio militar Romão Gomes.

Os advogados de Temer afirmam respeitar a posição dos desembargadores, no entanto, afirmam que a prisão do ex-presidente é ilegal, injusta e cruel.

Na próxima semana, o STJ deve julgar um habeas corpus da defesa de Temer que pede que o ex-presidente responda o processo em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário