quinta-feira, 9 de maio de 2019

Comissão do Congresso autoriza saída do Coaf do Ministério da Justiça para o da Economia


Com placar de 14 votos a 11, a comissão do Congresso que analisa a medida provisória (MP) da reforma administrativa aprovou na manhã de hoje (9) a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia.

O órgão, funciona como uma unidade de inteligência financeira do Governo Federal, atuando na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

Ao assumir a presidência, Jair Bolsonaro (PSL) transferiu o conselho do extinto Ministério da Fazenda, para o Ministério da Justiça, cujo chefe da pasta é o ministro Sérgio Moro.

Partidos do chamado Centrão e de oposição pressionavam o governo, para que a unidade voltasse para o ministério equivalente ao da Fazenda, no caso, o da Economia. 

A retirada do Coaf do comando de Moro para o de Paulo Guedes representa uma derrota para o governo, e em especial para Sérgio Moro, que defendia a permanencia do Coaf em responsabilidade de seu ministério.

Em audiência na Câmara ontem, o ministro Sérgio Moro argumentou que a permanência do Coaf sob sua pasta era estratégica para o combate à corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário