segunda-feira, 19 de abril de 2021

Organização do PT em Pernambuco ganha novo escopo




O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) deu mais um grande passo rumo à organização da legenda no Estado. Neste domingo (18) foi realizado o Seminário Organizativo, com foco na Região do Sertão do Vale do São Francisco, de Itaparica e Araripe. Foram discutidas ideias sobre soluções e estratégias visando o crescimento do Partido no âmbito estadual com maior articulação e unidade. Nitidamente, a recuperação dos direitos políticos por parte do ex-presidente Lula se tornou um incentivo a mais nessa luta e tem provocado maior motivação na militância.

Além de presidentes e presidentas dos Diretórios Municipais, chamou a atenção a participação efetiva de membros da Executiva Estadual, de toda a bancada parlamentar federal e estadual, de vereadores e vereadoras e de secretários e secretárias setoriais, num total de mais 80 participantes. O senador Humberto Costa; o deputado estadual e presidente do PT-PE, Doriel Barros; a secretária nacional de Organização, Sônia Braga; e a vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias, foram os convidados especiais do evento, que aconteceu das 8h às 14h, por meio de videoconferência.

O Seminário Organizativo tem como principal objetivo o maior fortalecimento da organização do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco e é trabalhado no contexto regional tendo em vista que cada região do Estado possui suas peculiaridades e merecem atenção e encaminhamento específicos.

Coube à secretária estadual de Organização, Ângela Cristina, apresentar um raio-x da situação do PT no Sertão pernambucano. Durante seis horas foram apresentadas as iniciativas de organização em cada um dos municípios-foco. Seus representantes expuseram também suas dificuldades e trocaram ideias a respeito de soluções e estratégias visando o crescimento e maior articulação e unidade.

Entre as opiniões mais recorrentes, ficou evidente a necessidade de o PT se impor mais no âmbito estadual; fazer uso da tecnologia para diminuir as distâncias e gerar mais união estreitando os relacionamentos e o compartilhamento de ideias; e divulgar intensamente a campanha de filiação. Parlamentares colocaram os mandatos à disposição para ajudar a fortalecer o partido nos municípios.

Para Doriel Barros, antes de pensar em 2022, o PT-PE e sua militância têm uma importante missão ainda para 2021. "O PT é grande. Não pode deixar de estar organizado em todos os municípios de Pernambuco. Temos que ter um foco de resistência em todo município", afirmou.

O senador Humberto Costa chamou a atenção que o atual cenário político nacional, mesmo em meio ao caos provocado pelo desgoverno Bolsonaro - que se encontra desgastado -, abre uma perspectiva positiva para a eleição de 2022. "Pernambuco deverá ter uma meta de ampliação das bancadas federal e estadual.
Isso só vai acontecer com cada militante do PT que tem ou já teve mandato, que tem experiência, sendo candidato", projetou. "Na próxima eleição temos que andar unidos. Nosso Partido sempre se caracterizou por sua disciplina. Onde for possível vamos apresentar candidatura", convocou.

Vivian Farias convocou os participantes a refletirem sobre qual o projeto de nação que se quer construir. "Estamos revivendo uma nova conjuntura de desmonte tão tácito que nunca aconteceu neste País. Quando falamos de Lula, do Plano de Reconstrução do Brasil, não é só de política. É de esperança. Temos que encontrar essa nova prerrogativa. Temos que encontrar em cada Estado, em cada município o semear dessa Nova Primavera", disse.

A apresentação do Plano de Ação e Organização Partidária nacional ficou a cargo de Sônia Braga, que ressaltou a importância de novas ferramentas, como a Rádio PT e o aplicativo para dispositivos móveis, como importantes aliadas na mobilização da militância. "Tem que ter meta. Tem que fazer crescer o PT. A hora é esta. Não pode esperar mais nenhum dia", decretou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário