quarta-feira, 27 de maio de 2015


De besta nem a cara...

O radialista Hildo Teixeira disse certa vez que Toinho do Pará é uma “Esfinge” que precisava ser decifrada. Toinho é a 'esfinge de Tebas santa-cruzense', incorporada em um político, subestimado por muitos.

Enquanto oposicionistas batem cabeça em Santa Cruz para encontrar o caminho da tão propalada ‘união’, Toinho parece ser indiferente a tudo e a todos. Filme parecido com o que aconteceu em 2012 quando, desmotivado, não concorreu à reeleição e depois conseguiu um emprego no governo do Estado (Muitos do seu grupo, nunca viram isso com bons olhos). Apenas a alguns meses antes das eleições de 14, ‘decidiu’ ser o candidato a estadual e contou com o apoio de José Augusto Maia.

Atualmente, alegando dificuldades financeiras, conseguiu novo emprego na Capital pernambucana, mais precisamente na ALEPE. O seu futuro político agora, é ainda mais incerto.

Pela incerteza, todos evitam o choque. Situação já não bate como antes, (Toinho ruim, ao menos, momentaneamente, saiu do dicionário Boca-preta) mas evita elogios. Oposição já não elogia e, vez por outra, apenas uma leve crítica... (Como aconteceu de Fernando e Cia após votação de contas na Câmara). Todos comedidos, esperando a jogada de xadrez do ‘aliado que pode ser obstáculo ou do ‘obstáculo que pode vim a ser aliado’.

Depois de sair das urnas em 2014 com 22.854 votos, sem a vaga na ALEPE, magoado e arretado com os companheiros vereadores que seguiram Ernesto, simplesmente ‘mergulhou’, (como já era do seu costume antes mesmo das eleições...) Não quer saber de lavar roupa suja, de discutir grupo, futuro, 2016... Nada. Zero. Só quer ‘trabalhar’.

FIQUEI SABENDO que o partido de Toinho, a partir de agora, chama-se exclusivamente “Tão Figueroa”. Onde ele estiver, Toinho estará. Tão simples quanto parece ser. Imaginar Toinho no palanque de Edson Vieira já na próxima eleição, é imaginar apenas ‘Tão junto com Edson’.

Toinho joga o seu jogo (ou do irmão), no seu tempo (ou no do irmão) e os demais, comedidos, apenas esperam. Situação já não bate como antes, mas evita elogios. Oposição já não elogia e, vez por outra, apenas uma leve crítica...

“Decifra-me ou te devoro”, era o desafio da Esfinge de Tebas. Ela eliminava aqueles que se mostrassem incapazes de responder ao seu enigma. "Qual criatura tem quatro pés de manhã, dois ao meio-dia e três à tarde?". Vários foram estrangulados, até Épido acertar: “É o ser humano! Engatinha quando bebê, anda sobre dois pés quando adulto e recorre a uma bengala na velhice”.

É necessário um Épido para desvendar onde Toinho (e Tão) estará em 2016? 

Quem compra Toinho por ‘besta’, de besta já foi feito.

Janielson Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário