quarta-feira, 20 de maio de 2015

Entre 2013 e 2014 o número de empresas formais em Santa Cruz do Capibaribe aumentou em 15,35%


Estudo recente publicado pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, mostra que o nascimento de empresas na cidade foi bem acima das médias estadual e nacional.

Santa Cruz do Capibaribe ocupa hoje o 10ª lugar no ranking de cidades no estado de Pernambuco com o maior número de empresas formais, ao todo são 7.403 empresas dos diversos tipos jurídicos que se encontram em atividade, incluindo suas matrizes e filiais. A notícia merece ser celebrada tendo em vista o cenário econômico desfavorável vivenciado atualmente no Brasil.

Santa Cruz do Capibaribe representa hoje um percentual de 1,38% do total das empresas no estado de Pernambuco. Entre janeiro de 2013 ao final de abril de 2015, foram criadas na cidade 1.189 novas empresas.

Das 10 cidades que lideram o ranking, apenas quatro não estão na região metropolitana, são elas: Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe, sendo que esta última apresentou entre 2013 a 2014 o maior crescimento.

A variação entre 2013 a 2014 foi de 15,25%. Os números do Empresômetro do IBPT demonstram que a cidade teve um crescimento bem maior que a média nacional, de 12,52%, e da média estadual de Pernambuco que marcou 13,25% no mesmo período.

Apesar dos números iniciais deste ano estarem um pouco abaixo do percentual do final do ano de 2014, com 235 novas empresas até 11/05/2015, outros dados favorecem a cidade.

Segundo banco de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) constante no site do Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade evidenciou crescimento no primeiro trimestre deste ano. O saldo de empregos (diferença entre admissões e demissões) representou 61,53% maior nos primeiros três meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do número de admissões ser menor este ano, foram 1.010 contra 1.098 admissões ano passado, o número de demissões foi menor, 994 este ano, contra 1.124 em 2014.

A despeito do aumento de empresas formais e do saldo de empregos serem favoráveis nos últimos anos, precisamos pensar novos investimentos e a diversificação da nossa economia. Santa Cruz do Capibaribe permanece sendo uma cidade de destaque no cenário estadual e nacional, mas não podemos nos acomodar em ter uma economia dependente quase que unicamente da indústria de confecções.

  • Luciano Bezerra é sócio-diretor da empresa Bezerra & Associados, Contador na empresa Bezerra & Associados e advogado com atuação na área de contencioso tributário administrativo e judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário