sexta-feira, 26 de junho de 2020

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe faz cronograma do fumacê para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Preocupada com a propagação de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) por conta do aumento das chuvas nos últimos meses, a Secretaria de Saúde está realizando a dispersão de inseticidas, popularmente conhecido como fumacê.

Para auxiliar nessa dispersão, a Secretaria realizou um cronograma com os bairros e datas em que o fumacê passará. Destaca-se que as datas podem ser alteradas de acordo com as chuvas, pois se chover o fumacê não poderá passar.

É importante destacar, de acordo com Kaio Magnum, coordenador de vigilância ambiental, o número de mosquitos não está diretamente relacionado com o número de casos pois “os larvicidas tem vários efeitos no mosquito, pode deixar ele estéril onde não irá mais se reproduzir e nem transmitir, ou deixa sem voar ou sem o bico para picar” complementa Kaio.

O fumacê é uma ação de combate apenas ao mosquito adulto e não a larva. Por isso, recomenda-se que todos os habitantes não se descuidem dos cuidados necessários para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada e manter limpos seus quintais.

Além do fumacê, a Secretaria de Saúde já realiza o trabalho focal, que é a aplicação de larvicidas diretamente locais com águas paradas para eliminar possíveis criadouros.


Dados

De acordo com a Vigilância Sanitária, com a atualização da manhã de 23/06, foram confirmados 2 casos de dengue e 11 de chikungunya. E há 100 casos investigados de dengue e 56 de chikungunya.


Cronograma do fumacê


22/06

São Miguel, Nova Morada e São José


23/06

Bela Vista e Santa Tereza


25/06

Cruz Alta e Rio Verde


26/06

São Cristóvão e Centro


30/06

Bairro Novo e Arco Verde


01/07

Vila do Pará e Oscarzão


02/07

Palestina e Malaquias


03/07

Neco Aragão, Gavião e Armando Aleixo


07/07

Jaçanã e Acauã


08/07

Santo Agostinho e Pedra Branca


09/07

Malhada do Meio


10/07

Polis Pacas e Cohab


14/07

Nova Santa Cruz, Dona Lica I e Dona Lica II


15/07

Dona Dom e São Jorge


16/07

Poço Fundo


17/07

Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário