quarta-feira, 16 de março de 2022

Em rádio paraibana Lula defende transposição do São Francisco e crescimento do Nordeste




O ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva defendeu o legado dos governos do PT no Nordeste brasileiro durante entrevista ao vivo à Rádio Espinharas, de Patos (PB), nesta terça (15). A conversa com os jornalistas Jozivan Antero e Sarah Viana foi também retransmitida por outras emissoras que atingem cidades do sertão da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“É uma alegria imensa poder voltar a falar com o Nordeste e o povo do sertão. Um povo trabalhador e muitas vezes esquecido pelos que governam o país. Eu vivo meio triste pela situação que está passando o Brasil. Quando eu deixei a Presidência, o Brasil estava numa situação privilegiada. A gente tinha começado a fazer a obra mais importante do Nordeste, a transposição do Rio São Francisco, algo que nem D. Pedro II conseguiu. A gente tinha o Nordeste com muitas faculdades, com muitas escolas técnicas, muitos doutores. A gente tinha uma queda da mortalidade infantil, a gente estava dando comida ao povo”, lembrou.

O ex-presidente disse que o Nordeste não deve ser um lugar de fome ou de desemprego, mas de desenvolvimento com educação de qualidade. “Eu não quero o nordestino vindo para São Paulo por causa da fome como eu vim em 52. Não quero o nordestino fugindo do analfabetismo, como a minha mãe fugiu, com 8 filhos pequenos. Quero que o nordestino tenha chance na sua cidade, porque o povo adora morar em sua cidade, viver no seu cantinho. O que precisamos fazer é dar garantia para as pessoas viverem, é o que eu quero fazer outra vez. O Nordeste não é lugar de fome, de desemprego, de analfabetismo, de mortalidade infantil. O Nordeste é um lugar de desenvolvimento, de educação de qualidade, de emprego de qualidade”, completou.

Ao falar sobre a transposição do Rio São Francisco, cujo ramo Norte leva água até a região de Patos, Lula destacou que, apesar do presidente Jair Bolsonaro ter visitado a Paraíba em outubro de 2021 e em fevereiro deste ano para inaugurar pequenos trechos, apenas 6 quilômetros de canais foram construídos no estado durante seu governo.

“É engraçado porque eu e a Dilma fizemos quase 90% de toda a transposição, o Temer deve ter feito uns 3%, Bolsonaro fez 6 ou 7% e ele agora acha que fez a transposição, ou seja, é uma piada de um cara que gosta que conta 7, 8 mentiras por dia”, criticou o ex-presidente.

Lula também reforçou a importância do programa Água Para Todos, responsável pela construção de 1,4 milhões de cisternas tanto para uso doméstico quanto para a irrigação em todos os estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais. Na Paraíba, foram construídas 64 mil cisternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário