terça-feira, 25 de setembro de 2018

STF deve decidir nesta quarta-feira se quem teve título cancelado por falta de biometria poderá votar

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira (26) se quem teve o título de eleitor cancelado por não ter feito o cadastramento biométrico poderá votar neste ano.

No último dia 19, o PSB pediu à Justiça que libere a votação dessas pessoas argumentando que cerca de 4 milhões de eleitores não fizeram a biometria. Nesta segunda-feira (24), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, afirmou que autorizar a votação pode comprometer o calendário eleitoral.

Isso porque, segundo a área técnica do TSE, não há tempo hábil para inserir os dados dos eleitores a tempo. O primeiro turno está marcado para 7 de outubro, daqui a 13 dias. De acordo com as informações técnicas, o procedimento de reinclusão dos títulos cancelados demoraria pelo menos 16 dias se fosse feito "em ritmo emergencial".

Há a possibilidade, no entanto, de incluir na urna sem colocar no caderno de votação o que, segundo o TSE, "pode ensejar confusão e dificuldade de localizar o eleitor no caderno para a aposição de sua assinatura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário