sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Jarbas Vasconcelos perde ação no TSE e é obrigado a retirar nova propaganda contra Mendonça Filho

O candidato a senador, Jarbas Vasconcelos, perdeu mais duas ações na Justiça Eleitoral por usar o tempo da propaganda para afirmar que seu adversário e candidato a senador, Mendonça Filho (DEM), teria cortado recursos para a Educação e vagas em programas como FIES, ProUni e Pronatec. Após ser punido pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) por ataques a Mendonça com a perda de 104 inserções de rádio e televisão com supressão de propaganda e direito de resposta, Jarbas recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE negou a ação cautelar e manteve a decisão do TRE que considerou irregular a propaganda.

Mesmo obrigado pelo TRE com retirada de propaganda, direito de resposta e supressão de propaganda, Jarbas Vasconcelos voltou a exibir propaganda sobre o suposto corte de recursos para a educação e programas do MEC, reeditando um comercial. Ontem à noite a Justiça Eleitoral determinou a retirada de novo comercial de Jarbas, sob pena de pagamento de multa de R$ 100 mil por dia.

O desembargador do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, ao julgar a ação cautelar, ratificou o uso de montagem e trucagem na propaganda eleitoral. “Não há dúvidas de que ao retirar-se uma frase que foi dita em uma determinada circunstância para incluí-la em um contexto totalmente diferente, distorce a realidade, atenta contra a boa-fé, macula a verdade da informação, induzindo o eleitor a uma errônea interpretação do que lhe é apresentado”, explica o desembargador, negando, assim, o pedido de cancelamento do direito de resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário