sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Suape ganha mais segurança e agilidade nas operações com sistema desenvolvido em parceria com o CESAR




O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) anunciam a entrega da primeira solução (um “MVP”, Produto Mínimo Viável) desenvolvida pela entidade que permitirá ao atracadouro pernambucano integração e mais agilidade nas operações de cargas. O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) coloca o porto como pioneiro em um cenário digital no setor e traz maior conexão com a comunidade portuária. O CESAR é uma instituição que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais.

A parceria tem por finalidade promover a digitalização dos processos do porto, sendo fundamental para a operação se tornar mais ágil e eficiente e se conectar em tempo real aos agentes portuários envolvidos nas movimentações de Suape. Dessa forma, o centro de estudos buscou criar um sistema que unificasse toda a comunicação, para que essa deixasse de ser analógica e/ou pulverizada, em um sistema semelhante ao que portos da Europa utilizam para agilizar as atividades dos navios, de operadores e demais agentes, além da tomada de decisão no terminal de contêineres e de órgãos regulatórios, a exemplo da Receita Federal. 

O TOS chega para ajudar Suape a agilizar as operações e reduzir eventuais trabalhos manuais. A versão do sistema já vem integrada ao “Porto Sem Papel” (PSP), criado pelo Governo Federal para tornar a gestão do setor mais ágil na entrada e saída dos navios. É a primeira vez que um sistema se integra a essa plataforma da União. Esse pioneirismo motivou a Secretaria Nacional dos Portos a convidar Suape para retratar essa experiência em uma das sessões do Seminário do PSP, realizado, recentemente, em Brasília. O objetivo do encontro foi inspirar e apresentar aos participantes como se deu os primeiros passos para a implantação do PSP, a fim de incentivar os demais portos rumo à transformação digital.

Informações antes concentradas em e-mails, mensagens de WhatsApp ou planilhas, por exemplo, estarão todas unificadas no sistema, que terá cinco módulos operacionais, contendo todo o quadro de manobras do porto e a programação de atracação e desatracação dos navios, auxiliando nas decisões de todos envolvidos nas operações. O CESAR pretende seguir provendo soluções para o setor portuário, focadas tanto no TOS como no chamado PCS (Port Comunity System, Sistema Comunitário Portuário, em tradução livre) em todo o Brasil.

OTIMIZAÇÃO 

“Nosso objetivo é otimizar toda a complexidade que envolve a operação de Suape. Desde informações sobre quando e quantos navios de carga estão chegando, passando por entender os tipos de carga que transportam – líquida, sólida, contêiner ou outras – e que necessidades exigirão: alinhamento de atracação, programação de carga/descarga , bem como o próprio controle e monitoramento da operação e armazenamento”, explica Adriano Gomes, Gestor de Projetos do CESAR. “Será possível estar mais preparado para acelerar as operações e transações portuárias, o que se refletirá em mais agilidade. Ganha o porto em eficiência, com mais janelas para o uso do espaço, e os próprios operadores, pois atuarão com mais rapidez e eficiência”, comenta Adriano. 

Para o diretor-presidente de Suape, Francisco Martins, o TOS vai gerar nova dinâmica na movimentação portuária, pois trata-se de uma ferramenta que agilizará os processos de atracação e desatracação no porto, otimizando a entrada e saída de navios. “Além de melhorar e facilitar o trabalho e gerar benefícios para os atores envolvidos, a plataforma aumentará o faturamento com o maior volume de navios em operação. Os produtos gerados com o CESAR serão patenteados e a estatal será, além de referência em porto e complexo industrial, exemplo nacional em termos de inovação nesse modal marítimo de cargas", enfatiza.

MÓDULOS

O TOS traz cinco módulos de operação. O primeiro, módulo Marítimo e de Operações, proporciona atualização em tempo real, informando quantos navios estão chegando e em qual horário. Isso impacta na operação, que estará preparada para gerir o carregamento ou descarregamento da carga, além de dar o panorama completo sobre o tipo de mercadoria com a qual Suape está lidando e que órgãos responsáveis precisarão fazer a notificação.

Já o módulo de Faturamento reflete as transações, focando nos serviços que precisam ser faturados. O Estatístico trata da análise de dados, permitindo a consolidação da operação, desde a parte marítima (chegada e/ou saída de navios) até o reporte para órgãos responsáveis. O módulo de Armazenagem é o apoio em relação à capacidade de receber determinada carga, o entendimento se ela será estocada de imediato ou se precisará aguardar a liberação de espaço para atracar.

SOBRE SUAPE


Fundado há 44 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes). Soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais, com 229 empresas instaladas, gerando mais de 40 mil empregos. Exemplo em sustentabilidade, 59% do território ocupado pela estatal pernambucana compõem a Zona de Preservação Ecológica (ZEPC).

Em 2022, o atracadouro registrou movimentação de 24,7 milhões de toneladas, aumento de 12% em relação ao ano anterior (22 milhões de toneladas), mantendo a liderança nacional em transporte de granéis líquidos e navegação por cabotagem (entre os portos do país), e recorde de movimentação de contêineres no Norte/Nordeste. Os granéis líquidos (derivados de petróleo) representam 72,1% do total de cargas transportadas, seguidos de carga conteinerizada (22,8%), granel sólido (2,7%) e carga geral solta (2,4%).

SOBRE O CESAR

O CESAR é um centro de inovação que há mais de 25 anos transforma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais 1.300 colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas nos quais estão inseridos. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre. A organização faz parte do Porto Digital - parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. Também administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário