terça-feira, 29 de março de 2016

Audiência pública discute armamento da Guarda Civil Municipal em Santa Cruz do Capibaribe

Em audiência realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, vereadores, membros da Guarda Civil Municipal, membros de associações e sociedade civil, debateram na manhã desta terça-feira (29), a readequação da lei 13022/2014, que prevê o armamento da Guarda Municipal além de outras atribuições.

Na audiência o tema mais debatido foi o ponto que prevê a adequação da Guarda com a implantação do porte de armas para os agentes, direito previsto na lei. O secretário de Defesa Social do Município Major Sena, esclareceu os presentes sobre a utilização da arma, explicando que os agentes passarão por cursos e exames psicológicos para a aptidão do uso das armas de fogo. “Não será cedido armas a agentes que tenham problemas com a justiça, e só terá direito, aqueles que conseguirem cumprir todas as etapas dessa adequação”, disse.

A Guarda Civil Municipal atua na preservação e na fiscalização do meio ambiente e patrimônios públicos, mas devido a essa adequação, passará também a fazer a proteção da vida e na redução do sofrimento humano. A adequação ainda prevê de qual será o armamento, já que o mesmo pode ser não letal (armas de choque elétrico-taser) ou letais (armas de fogo).

O vereador e presidente da comissão mista da Guarda Municipal, Luciano Bezerra (sem partido) destacou que os avanços são notórios com a implantação dessa nova medida, o que na visão do parlamentar, pode amenizar a violência na cidade. “É importante a implantação desse projeto, já que a lei prevê essa readequação, e o prefeito Edson Vieira tem se mostrado atento a isso, e dando inclusive, todos os aparatos necessários”, disse ele.

Luciano ainda citou que na nova readequação, os Guardas só podem assumir os respectivos cargos com a aprovação em concursos públicos, não sendo mais contratado como há algum tempo.

“Santa Cruz deu um pulo magnífico”, disse o deputado estadual Joel da Harpa

Presente noa audiência, o deputado estadual Joel da Harpa (PTN), que é o vice-líder da bancada de oposição ao Governo do Estado, citou que Santa Cruz do Capibaribe dá um passo importante e que deve ser invejado por outras cidades do Estado. “Santa Cruz deu um pulo magnífico com relação a essa medida, é importante que outras cidades se espelhem aqui e façam as suas adequações também, garantindo uma maior segurança, já que nós sabemos que o Pacto pela Vida está falido e o Governo não dá as assistências necessárias”, criticou.

Presidente da Associação dos Moto-Taxistas se mostra favorável ao armamento

A população esteve presente e se mostrou bastante dividida no quesito do armamento, sendo que alguns representantes se mostraram favoráveis, a exemplo de Marcos, que é o Presidente da Associação dos Moto-taxistas. “É uma medida aceitável, porque nós que sofremos bastante com a violência sentimos essa necessidade, e não só o armamento é importante como também a abordagem, pois estamos correndo perigo a todo instante”, afirmou.

Estiveram presentes na audiência membros do Moda Center, Ascap, CDL e o deputado estadual Joel da Harpa, além dos vereadores da situação e oposição, e Guardas Municipais da cidade de Caruaru e de Santa Cruz do Capibaribe. O projeto terá algumas alterações, e será encaminhado ao prefeito do município para que possa ter celeridade na sua conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário