terça-feira, 29 de março de 2016

PMDB deve anunciar rompimento com o governo nesta terça-feira 
É aguardada para a tarde desta terça-feira (29) a confirmação, durante reunião do diretório nacional do PMDB, da ruptura com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A expectativa é que a decisão ocorra com a consequente entrega de cargos ocupados por integrantes da sigla e seus respectivos indicados.

O ex-deputado federal, Henrique Eduardo Alves, apresentou, já nessa segunda-feira (28), diante do iminente desembarque da sigla da base aliada, sua carta de demissão. O mesmo comandava o ministério do Turismo. A sigla ainda comanda outras seis pastas, são elas: Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Aviação Civil, Portos e Minas e Energia. Além disso, o PMDB detém a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 69 parlamentares.

O diretório nacional do PMDB tem 119 integrantes, mas com direito a 155 votos, alguns membros têm direito a mais de um voto, de acordo com o número de funções que acumulam no partido. A decisão sobre o rompimento, porém, deverá ser por aclamação, sem contagem nominal de votos.

Na noite dessa segunda-feira (28), os representantes da Paraíba no PMDB nacional se reuniram e com 15 votos decidiram pelo desembarque da base aliada do governo federal, assumindo assim o campo das oposições a Dilma Rousseff. Em Pernambuco, todos os peemedebistas com direito a voto na reunião do diretório nacional deverão votar a favor do rompimento. Vão estar à frente da delegação o vice-governador e presidente do partido no Estado, Raul Henry, e o deputado federal, Jarbas Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário