quarta-feira, 23 de março de 2016

Teori Zavascki determina envio de caso de Lula ao STF


O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro, envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Lula.

Com a decisão do ministro, as investigações sobre Lula saem da alçada de Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. As apurações tratavam, entre outras situações, da suspeita de que construtoras envolvidas em corrupção na Petrobras prestaram favores ao ex-presidente na reforma de um sítio em Atibaia (SP) e de um tríplex em Guarujá (SP).

A determinação de Teori Zavascki, que é relator da Operação Lava Jato no Supremo, não derruba a decisão da última sexta (18), do Ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação de Lula para o cargo de Ministro da Casa Civil. Mas inviabiliza outra ordem de Gilmar que, na mesma decisão, havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.

Protestos contra a decisão do ministro

Um grupo de manifestantes deixou uma faixa em frente ao prédio onde vive o Ministro em Porto Alegre. "Deixa o Moro trabalhar", dizia a faixa criticando a decisão de Zavascki e, ao mesmo tempo, apoiando o trabalho do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, onde são conduzidas as investigações da Operação Lava Jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário