sexta-feira, 4 de março de 2016

Lula é alvo de nova fase da Operação Lava Jato
A 24ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (04) na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia, além do Instituto Lula, que também é alvo da ação da Polícia Federal.

O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e já foi levado para prestar esclarecimentos, segundo a Política Federal. Ás 8h04, ele foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado. A PF também cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente Lula, na casa e empresa dos filhos dele e no sítio que era constantemente frequentado por Lula, em Atibaia.

Em despacho do Juiz Sérgio Moro divulgado nesta manhã, apresenta os nomes das principais pessoas ligadas ao ex-presidente Lula, familiares ou não. No documento, antes da lista de nomes aparece a palavra “acusados”. São eles: Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luiz Lula da Silva (Lulinha), Marisa Letícia Lula da Silva, Paulo Tarcíso Okamotto (braço direito de Lula), Paulo Roberto Calente Gordilho (Diretor da OAS que pagou apto). Várias empresas também estão na lista do juiz do Paraná.

Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é intimada para prestar depoimento. Duzentos policiais federais e 30 auditores da Receita Federal participam da ação, que foi batizada de “Aletheia”. O termo é uma é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.

O Instituto Lula disse que vai divulgar uma nota ao longo do dia sobre a operação desta sexta, além disso, afirmou que a entidade e o ex-presidente Lula “sempre prestaram todas as informações solicitadas pelas autoridades”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário