terça-feira, 31 de maio de 2016


Em entrevista ao Direto ao Ponto, o vereador Galego de Mourinha (PTB) revelou os motivos de não ser candidato a vereador pelo grupo Taboquinha. Ainda na entrevista descartou os rumores de que iria para o grupo de Edson Vieira e citou a escolha do novo vice-prefeito para o pré-candidato a prefeito, Fernando Aragão (PTB).

Direto ao Ponto: Galego estamos em um ano eleitoral, mas antes de falar de política vamos falar sobre o seu mandato. Na legislatura passada o senhor foi situação e agora é oposição. É possível trabalhar bem sem ter um prefeito aliado?

Galego de Mourinha: Olha, na verdade, quando a gente é situação, é possível usar mais do mandato para atender as necessidades da população, porque sendo situação, não se faz cobranças através de requerimentos e sim indo até os secretários e ao prefeito, temos o caminho mais livre, sendo situação é mais fácil de se trabalhar.

DP: Em nosso programa o senhor falou com exclusividade que não seria mais o pré-candidato a vice na chapa encabeçada pelo vereador Fernando Aragão. Agora o senhor diz que não concorrerá à reeleição na Câmara, o que aconteceu para tomar essa decisão?

Galego de Mourinha: Quando eu submeti meu nome para disputar uma pré-candidatura na majoritária, eu automaticamente esqueci uma eleição proporcional e surgiram três pré-candidatos a vereadores que tem um sonho na vida, foram eles Zomi do Pará, Adriano Baé e João Roqueira, além de Natálio Arruda que poderá concorrer. Então com isso eles lançaram seus nomes, pois realizaram trabalhos com a população, foi fazendo uma biometria, ou coisa parecida, e eu não poderia estragar o sonho dessas pessoas, eles alimentaram esse sonho logo quando fui escolhido para ser o pré-candidato a vice-prefeito de Fernando Aragão.

Se estou deixando a minha pré-candidatura de vice-prefeito, eu não quero frustrar ninguém chegando e colocando o meu nome de novo na disputa proporcional, e com isso eles verão que merece confiar na minha palavra, nas próximas eleições possa ser que eu retorne, mas nessa não.

DP: Como Galego avalia o atual momento de seu grupo político visando as eleições de 2016. O grupo perdeu nomes como Zé Elias, Dr. Nanau e Toinho do Pará. Há forças para disputar de igual com o grupo do prefeito Edson Vieira?

Galego de Mourinha: O que existem em Santa Cruz do Capibaribe são dois partidos fortes. Muitos não gostam de ser chamado de taboquinhas e bocas-pretas, mas são fortíssimos, agora você observa que Toinho do Pará foi a não conseguiu levar muitos nomes de expressão, Dr. Nanau e Zé Elias também, por que existem os apaixonados que não segue a sua decisão, agora repito que não pode vacilar se não perde o pleito, a eleição de Oseas Moraes mostrou isso, quando vários nomes vieram para nosso grupo e a gente ainda perdeu as eleições. 

DP: Em declaração à nossa reportagem, o ex-prefeito Toinho do Pará, disse que lhe convidou para aderir ao grupo Boca Preta. Houve esse convite? Existe essa possibilidade?

Galego de Mourinha: Na verdade não houve esse convite, ele é meu amigo e a gente sempre se fala, não votei nele em 2014 porque tinha meu acordo com Ernesto Maia, se Toinho disse que me convidou ele está equivocado, porque em momento algum ele me convidou, e ele sabe que se me convidar eu tenho história nesse grupo e podem me oferecer o que for, eu não quero, respeito os taboquinhas porque só tive todos esses mandatos graças a esse povo.
Eu não dou motivos de que seria Boca-Preta, se eu enfrento problemas aqui no meu grupo, imagina se eu fosse para lá, seria bem pior. Tenho 20 anos de política dentro desse grupo. O político Galego de Mourinha continua, só não vou disputar, mas estarei do lado do grupo. Só volto a ser candidato esse ano é se os três nomes que eu citei desistir.

DP: Além de Toinho. Alguém mais fez o convite a você? O prefeito Edson ou o Deputado Estadual Diogo Moraes?

Galego de Mourinha: Em outros momentos já houve sim muitos convites, houve para ser vice-prefeito, para ser Presidente da Câmara, o que automaticamente mostraria claro o meu rompimento com o grupo e eu não quis, na de presidente da Câmara, bastaria eu assinar, não precisava nem votar em mim que os outros cinco votariam e os Taboquinhas só teriam quatro votos, então eu ganharia, e nem por isso eu quis ir. Com isso eu ia me indispor com o meu partido e diante dos líderes do grupo.
Eu peço a Deus que nunca me deixe trair esse povo que me deu tantos mandatos e alegria.

DP: Na sua opinião, como deve ser a escolha para o vice de Fernando?

Galego de Mourinha: A escolha deve partir da indicação de Zé Augusto, em outros momentos ele indicou Tallys, depois tirou e me colocou e agora depois que desisti, aí ele tem novamente essa decisão e vai usar a sua sabedoria para escolher bem, vai usar seu poder de união para podermos juntar todos com a chapa de Fernando. Tem que ter a postura de trabalho, que esteja junto com Fernando e que tenha disposição para trabalhar em conjunto com os vereadores e todo o grupo e vencer as eleições. O vice tem que ser uma pessoa de Zé Augusto.

DP: Fernando na cabeça da chapa é prego batido e ponta virada? Existe alguma possibilidade de haver mais mudanças na chapa Taboquinha?

Galego de Mourinha: O que eu posso dizer é o seguinte, Fernando é meu pré-candidato a prefeito, e que se Deus permitir vai vencer e ser um bom prefeito, Agora pensando em grupo, eu acho que não vai mudar, não é hora para isso, temos é que buscar apoios e vencer.

DP: Galego não candidato a vereador. Vai indicar algum nome? Vai apoiar algum dos vereadores? Ou vai se dedicar exclusivamente a majoritária?

Galego de Mourinha: É evidente que irei me preocupar mais com Fernando, quero está com ele na campanha, na vitória e na gestão. Não quero ter cargos de nada, apenas para dar opiniões e apoios, ajudando ele a administrar. E eu tenho compromisso com os três vereadores da Vila do Pará, vou ajudar eles sem atrapalhar ninguém, é claro que também vou pedir votos para todos os outros, mas os três serão os mais objetivos.

DP: Mesmo fora da disputa, o senhor está animado para a campanha que se aproxima?

Galego de Mourinha: A gente só depende de uma coisa “A união”, e isso não está acontecendo, tudo se caminha para que se concretize, no momento que for indicado o vice-prefeito, eu acredito que essa união virá. Espero que ela comece a partir do dia 10, o que já era para ter acontecido há um bom tempo atrás.

DP: José Augusto Maia é a maior liderança do partido?

Galego de Mourinha: Hoje Zé Augusto ainda é a maior liderança do grupo, mesmo que alguns não queiram por raiva ou algo do tipo, mas ele ainda permanece com esse título. Se Zé Augusto decidir colocar um candidato a prefeito, ele tem status para isso e de certo modo atrapalharia Fernando, mas ele vai esperar indicar o vice-prefeito e que a maioria possa aceitar, convencendo também a minoria a querer esse nome que ele colocar, para de fato, concretizar a nossa união.

DP: Qual o melhor perfil para ser pré-candidato a vice no seu grupo?

Galego de Mourinha: Primeiro precisa ser alguém que venha unir o grupo. Zé Augusto tem condições para isso, o próprio grupo está dando um norte desse vice-prefeito, uma pessoa que tenha credibilidade e disponibilidade e tudo isso nós podemos encontrar em nosso grupo, várias pessoas tem esse critério e vamos escolher bem.

DP: A união Taboquinha. Na sua visão o que falta para acontecer de forma definitiva?

Galego de Mourinha: O que falta é a gente acabar com essas picuinhas de Grupo A ou B, Zé Augusto tem que chamar seu grupo e dizer que está na hora de querer Fernando prefeito, aí daí será o início de tudo.

DP: Galego, no evento que está previsto para o dia 10 de junho, onde possivelmente sairá o pré-candidato a vice-prefeito de Fernando, você estará presente?

Galego de Mourinha: Eu farei de tudo para estar lá, porque tenho meus compromissos e ando viajando muito, mais Fernando falou comigo e eu estarei sim, posso chegar depois dos outros, mas estarei prestigiando o nosso povo e ao lado de meus amigos, 99% de chances de estar lá.

Ainda na entrevista, Galego de Mourinha criticou uma fala do vereador Zé Elias que havia afirmado que Edson Vieira (PSDB) ganharia com quatro mil votos. “É preciso respeito aos dois grupos e eu discordo da fala de Zé Elias que disse que iria ser quatro mil votos de frente, eu me lembro que Ernesto disse isso a quatro anos atrás e o nosso mais forte candidato, que foi Zé Augusto perdeu com três mil votos, se tivesse sido outro teria sido 4, 5 mil votos, no mínimo.

Pernambuco será representado na XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais


Realizada anualmente pela Unale - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Conferência Nacional chega à sua 20ª edição. O evento acontece no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe, entre 1 e 3 de junho. Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, a 20ª CNLE terá 1.500 participantes, destes, 15 deputados estaduais de Pernambuco. Entre os palestrantes, confirmaram presença o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes e o Ministro Emérito do STF, Joaquim Barbosa.

De acordo com o primeiro secretário da Alepe, deputado Diogo Moraes, que também é quarto vice-presidente da Unale, o evento tem a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais. “Funciona como um intercâmbio de experiências, proporcionando aos participantes maior conhecimento e, consequentemente, melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. Ao final da Conferência será produzida uma carta contendo indicadores importantes para ajudar o Brasil a sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido”, declara Moraes.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Luciano Bispo, o evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades. “O público alvo é constituído por parlamentares estaduais e federais, governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores, autoridades nacionais e comitivas internacionais, além do público participante da agenda de debates e palestras”, explica Bispo.

Assessoria do deputado

TRE-PE promove encontro com representantes de partidos

O evento, que será realizado no auditório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, das 08 às 18 h, é voltado para os profissionais da área jurídicas dos partidos. No entanto, o encontro será aberto para alunos dos cursos de Direito, pretensos candidatos, jornalistas e interessados no tema. Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição no site do TRE.

O evento tem o objetivo de promover esclarecimentos a respeito de temas como prestação de contas, propaganda eleitoral, registro de candidaturas, filiação partidária e biometria. As palestras serão proferidas pelos servidores Rodrigo Morais, Henrique Melo, Cibele Figueiredo e Orson Lemos.

O encontro é realizado pelo TRE através da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco – EJE-PE em parceria com a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE e do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (Ideppe), presidido pela advogada Diana Câmara.

As inscrições podem ser feitas através do link: http://www.tre-pe.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/encontro-com-represententes-partidarios

Crise no Governo Temer: Ministro da Transparência pede demissão após gravações



O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira pediu demissão. Em 18 dias de governo, ele é o segundo ministro que deixa o cargo. Seu substituto será Carlos Higino, secretário-executivo do ministério. Em carta, Fabiano Silveira ressalta que as gravações que o levaram a pedir demissão da Transparência mostram "simples opinião" e são "comentários genéricos", negando que ele tenha interferido em favor de terceiros acerca de investigações. Silveira diz também que foi "involuntariamente envolvido" no caso, e, por isso, achou melhor deixar a pasta.

Fabiano Silveira é o segundo ministro de Temer que sai do governo após ser flagrado em conversas.



É mais um ministro de Temer em situação insustentável, diz Humberto
O senador Humberto Costa (PT-PE), classificou como “insustentável” a manutenção do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, na pasta. Em gravações divulgadas pela imprensa, o ministro aparece criticando a operação Lava Jato. A conversa foi gravada pelo ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, durante encontro na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo o senador, o ministro, que na época tinha assento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostrou “total desacordo” com as funções do cargo que ocupava e que hoje ocupa ao criticar uma operação que tem ajudado no combate à corrupção e demonstra interferência nas investigações. “Parece ironia que as revelações feitas pelas gravações tenham atingido logo o ministro da pasta que o presidente provisório chamou de ‘Ministério da Transparência’. Temer destruiu a Controladoria-Geral da União e colocou sobre os escombros uma estrutura para asfixiar as instituições e as investigações”, explicou Humberto.


3ª Conferência Municipal das Cidades discute políticas voltadas ao planejamento territorial de Santa Cruz do Capibaribe
Entidades representantes da sociedade civil e o Governo de Santa Cruz do Capibaribe participaram no último sábado (28) da 3ª Conferência Municipal das Cidades, na Escola Técnica Professor José Nivaldo. Com o tema: “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, o encontro organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretária de Serviços Públicos, discutiu ainda o planejamento participativo do território.

Nesta edição, o Plano Diretor foi discutido a partir de três propostas: saneamento básico, mobilidade/acessibilidade, habitação e planejamento urbano. O gestor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, abriu o evento com a Palestra Magna: Plano Diretor Municipal e sua reformulação. “O objetivo da palestra é nortear os questionamentos dos conferencistas para a realidade coletiva que o município vivencia. Uma vez que, segundo dados do IBGE, Santa Cruz do Capibaribe recebe quase 9 habitantes por dia,” pontuou Pablo.

De acordo com a Lei Federal 10.257/2001, denominada de Estatuto das Cidades, a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. “Ao longo de nossa gestão, temos nos empenhado para criar políticas públicas que realmente atendam às necessidades de nosso município. Desta forma, garantimos o direito de ir e vir do cidadão, como por exemplo, quando retiramos as barracas e materiais de estabelecimentos comerciais das calçadas,” frisou o prefeito Edson Vieira.

Segundo o representante do Conselho Estadual das Cidades, Célio Roberto, a viabilização do debate em torno das políticas urbanas de habitação, mobilidade, saneamento ambiental e planejamento territorial são prioritários para que a conferência seja considerada válida. “Quando a Conferência das Cidades aprova as propostas e elege os seus delegados, nós iniciamos uma investigação para sabermos, de fato, se as propostas apresentadas estão condizentes com as necessidades da população”, explicou Célio.

Após a leitura e aprovação do regimento, os participantes elegeram as propostas de cada eixo e apresentaram a plenária para votação. Entre as propostas aprovadas pelos grupos de trabalho está a revisão e atualização do Plano Diretor a cada dois anos em audiência pública, com participação de no mínimo de dois representantes do poder legislativo e um representante do gabinete do executivo, bem como o apoio à criação do plano municipal de mobilidade urbana; o aumento da porcentagem de área destinada à construção de moradias populares de 5% para 15% e a aceleração do processo de introdução de estações de tratamento e reuso de água nos agrestes.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião, a doação de terreno para construção de 416 casas populares ao Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), foi resultado das propostas da Conferência das Cidades de 2014. O encontro terminou com a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, através da eleição de 8 membros titulares e 8 suplentes. Sendo quatro representantes do Poder Executivo, três da sociedade civil organizada e um acadêmico.

MPF aponta R$ 2,5 bilhões de pagamentos irregulares do Bolsa Família

O Ministério Público Federal (MPF) informou ontem que foram encontrados irregularidades em pagamentos do Bolsa Família, totalizando cerca de R$ 2,5 bilhões, nos anos de 2013-2014.  De acordo com os levantamentos feitos por técnicos criados para identificar as falhas, foi possível encontrar saques de pessoas falecidas, de funcionários públicos, donos de empresas e doadores para campanhas políticas.

Após identificar essas irregularidades, o órgão enviou informações à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, para que a pasta se manifeste em um prazo de 30 dias sobre a providências adotadas para prevenir outras fraudes.


Em nota à imprensa, o Ministério disse que entrou em contato com o MPF para tratar do assunto e está aperfeiçoando a fiscalização dos pagamentos.

“O Ministério do Desenvolvimento Social não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior. A pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família. O MDS esteve no Tribunal de Contas da União e entrou em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto. Um comitê de controle será criado para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa”, diz a nota.


Prazo de inscrição para comercializar no São João da Moda encerra amanhã

Nesta quarta-feira (01), encerra-se o prazo de inscrição para as pessoas interessadas em comercializar no São João da Moda 2016.

As inscrições estão sendo feitas no escritório, localizado na Avenida 29 de Dezembro, ao lado da Escola Ivone Gonçalves. Quem desejar comercializar no evento, deve levar cópias e originais dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência.

O horário de atendimento será de 9h da manhã até 1h da tarde, na terça-feira, e de 9h às 5h da tarde, na quarta-feira.

Bruno Araújo poderá disputar o Governo estadual em 2018

Alçado a ministro das Cidades, com um orçamento de R$ 30 bilhões, o deputado Bruno Araújo (PSDB), que antes projetava disputar uma vaga de senador na reeleição de Paulo Câmara, em 2018, já está pensando mais alto.

Dada a “expulsão” do DEM e do seu partido da coligação de Câmara, Bruno está avaliando a possibilidade de sair candidato a governador com o apoio do senador Aécio Neves, para quem abriria, consequentemente, um palanque próprio no Estado para o presidente nacional tucano tentar o Palácio do Planalto, mais uma vez.

Segundo uma fonte ligada ao grupo de Situação em Santa Cruz do Capibaribe, o próprio Bruno já teria feito chegar ao prefeito Edson Vieira essa informação.  Além de aliados políticos, os dois têm laços de amizade.

Uma eventual candidatura de Bruno Araújo ao governo de Pernambuco poderia embaralhar o xadrez político da Capital da Sulanca, fazendo com que o prefeito Edson Vieira e o deputado Diogo Moraes atuem em campos distintos, pelo menos no primeiro turno da eleição, já que o governador Paulo Câmara, do PSB, disputará a reeleição.

O inesperado afastamento do PSDB, partido do prefeito Edson Vieira, da Frente Popular de Pernambuco, comandada pelo PSB do deputado Diogo Moraes, e suas possíveis implicações futuras - com destaque para uma eventual candidatura de Bruno Araújo ao governo - terão que ser levados em conta no processo de escolha do vice de Edson, segundo a mesma fonte ligada ao Palácio Prefeito Braz de Lira.

No caso de Bruno disputar um cargo majoritário, senador ou governador, ficará vago o espaço de deputado federal no grupo de Situação local. A indicação do nome que ocupará este espaço caberá, em princípio, ao prefeito Edson Vieira, que poderá, inclusive, pleitear a vaga para si próprio. A depender do contexto político, Diogo também poderá tentar concorrer a uma vaga na Câmara Federal em 2018.

Por ora, o desafio de ambos tem um objetivo comum: a reeleição do prefeito Edson Vieira. O ainda longínquo 2018 poderá, entretanto, jogá-los em trincheiras distintas.

Jason Lagos

segunda-feira, 30 de maio de 2016


CPI das Faculdades Irregulares apresenta relatório final de atividades

A CPI das Faculdades Irregulares apresentará, na próxima terça-feira (31), às 11h30, durante coletiva de imprensa na Alepe, o relatório final das atividades realizadas desde a sua instalação em outubro de 2015. O documento trará informações sobre os indiciados, os crimes cometidos no setor e a participação de cada um dos suspeitos no esquema fraudulento de oferta de diplomas. O colegiado é presidido pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD) e tem como vice-presidente, Miguel Coelho (PSB), e como relatora, Teresa Leitão (PT).

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada a partir do recebimento de denúncias contra faculdades que estariam oferecendo cursos de extensão – modalidade mais curta, voltada à qualificação de profissionais – como se fossem de graduação. O grupo ouviu 151 pessoas, entre representantes de instituições de ensino da Capital e do Interior do Estado, e promoveu 21 reuniões, debatendo o tema com conselhos profissionais e órgãos públicos da área de educação.

Para Novaes, a conclusão da CPI certifica a vulnerabilidade dos cidadãos que sonham com o diploma e acabam sendo alvo de criminosos. “Os responsáveis deverão responder pelos crimes, e essas instituições sofrerão as devidas sanções para que não voltem a lesar os pernambucanos.”

Novaes ressaltou ainda que será necessária uma forte atuação do Ministério Público para que todo o processo continue avançando. “Mesmo depois de finalizarmos os trabalhos, daremos prosseguimento aos esforços para que os alunos tenham uma alternativa e não percam o dinheiro gasto com os seus estudos”, concluiu.

Diogo Moraes participa de inaugurações em Santa Cruz do Capibaribe


O deputado estadual Diogo Moraes desenvolveu uma agenda movimentada neste final de semana, participando de uma série de inaugurações em Santa Cruz do Capibaribe. No último sábado (28), ao lado do prefeito Edson Vieira, assistiu a entrega de mais um aparelho de lazer para a comunidade: a Praça Joel Guarda, na Avenida 22 de abril, no Bairro Nova Santa Cruz.

De acordo com Moraes, o equipamento é essencial para promover a qualidade de vida e bem estar da população. "A Praça Joel Guarda é mais um símbolo claro da forma de governar de nosso grupo. A preocupação e o zelo com nossa gente, traduzidas no amor com que o nosso prefeito Edson Vieira conduz os trabalhos na gestão municipal", declarou.

Ainda no sábado, a Prefeitura Municipal entregou a pavimentação de três importantes vias: a Avenida América do Sul, a Avenida Batalha dos Guararapes e a Rua Pedro Teodoro Aragão. Segundo o prefeito Edson Vieira, em três anos de gestão, 150 ruas já foram pavimentadas.

Aproveitando a agenda intensa no município, o parlamentar esteve ao lado do prefeito Edson Vieira no Programa A Hora do Povo, na Rádio Comunidade FM. As conquistas do mandato para a economia do Polo de Confecções foram os temas da fala de Moraes. A programação do deputado também contou com visitas e conversas com os santa-cruzenses e correligionários. "Esse contato com as bases, o conversar olhando nos olhos de nossa gente, ouvir as demandas e celebrar cada conquista é algo que desenvolvemos com tranquilidade e naturalidade" disse Diogo.

Assessoria do Deputado

Delação de Pedro Corrêa é contestada por Aécio Neves
O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, contestou, através de nota divulgada neste final de semana, trechos da delação premiada do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE), sobre seu suposto envolvimento no recebimento de propina em obras em Furnas (MG). 

Na nota, o PSDB e o presidente da legenda repudiam veementemente a repetição das acusações, que definem como antigas e falsas. O texto ainda recorda que que em março de 2015 o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, propôs ao STF o arquivamento do inquérito envolvendo o senador, por considerar inconsistentes as informações prestadas a respeito dele pelo doleiro Alberto Youssef.

Trechos da delação premiada do ex-deputado pernambucano foram publicados na edição desta semana da revista “Veja”. Ele diz que começou a receber propina de órgãos públicos na década de 70 e acusa de terem tido o mesmo comportamento senadores, deputados, ministros, ex-ministros e o ex-presidente Lula.

Edson Vieira entrega ruas pavimentadas e praça no bairro Nova Santa Cruz
O maior programa de pavimentação de Santa Cruz do Capibaribe continua beneficiando a população. Na noite deste sábado (28), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, entregou quatro ruas calçadas no bairro Nova Santa Cruz e uma praça no Bela Vista, um investimento de aproximadamente R$ 600 mil.

A pavimentação das ruas Batalha dos Guararapes, América do Sul, Pedro Teodoro Aragão e o final da Ivani Ribeiro (próximo da Igreja Católica) contribuirá para a melhoria da mobilidade na cidade, além de contemplar espaços educacionais como a faculdade Unopar e a Casa da Criança. Já a Praça Joel Bonifácio de Queiroz será um novo espaço de convivência e recreação destinado aos moradores do bairro.

O prefeito Edson Vieira (PSDB) destacou o respeito e o compromisso de sua gestão com os recursos públicos conquistados pelas ementas parlamentares ou adquiridos pelas receitas municipais. “Seja por ementas ou decorrentes de tributos, como o IPTU, o nosso pensamento é apenas um: aplicá-los em favor da população e de suas necessidades. Por isso, que em meio a tantas dificuldades, estamos conseguindo reestruturar o município e oferecer qualidade de vida aos santa-cruzenses,” pontuou o prefeito.

As pavimentações das ruas foram resultados de parcerias com o deputado Federal Mendonça Filho (DEM) e Câmara de Vereadores, totalizando cerca de 8 mil metros quadrados. “Além destes recursos, provenientes do trabalho conjunto do prefeito Edson com o Poder Legislativo municipal e estadual, houve a contrapartida da atual Gestão Pública para que essas obras acontecessem de fato em Santa Cruz do Capibaribe,” explicou o secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião.

Concluída em 60 dias, as pavimentações de vias, como a Rua Pedro Teodoro Aragão eram aguardadas pelos moradores há mais de 30 anos. “Esperamos por esse calçamento desde 1980, quando já se falava em calçar essa rua. Desde então, temos enfrentado muitas dificuldades, seja por causa do inverno ou do verão. Enquanto muitos prometiam, os buracos, a poeira e a lama iam aumentando. Hoje é um dia de festa para toda a vizinhança,” contou o morador aposentado Raimundo Francisco.

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) marcou presença no evento e falou dos avanços da gestão. "Essa obra é emblemática pois era um sonho antigo dos moradores que agora transitam em suas ruas sem lama e sem poeira, é evidente o avanço da gestão, e muitas outras obras virão", relatou.

De autoria do vereador Luciano Bezerra (REDE), o Projeto de Lei N° 020/2015, atribuiu a mais nova praça da Capital da Confecção, o nome do ex-Supervisor da Guarda Civil, Joel Bonifácio de Queiroz. “Agradeço em nome de toda a família de Alemão, como era popularmente conhecido, a Câmara de Vereadores, na pessoa de Luciano, ao prefeito Edson e a todos que contribuíram para a realização desta homenagem póstuma ao cidadão e defensor desta cidade, José Bonifácio”, agradeceu o sobrinho, José Carlos.

De acordo com o programa de pavimentação do Governo Municipal, estão previstas a entrega das ruas Papa João 23, Maria Santina, Mercúrio, entre outras vias nos bairros Malaquias Cardoso e São José, ainda neste semestre. 

domingo, 29 de maio de 2016

Toinho do Pará convida Galego para o grupo boca-preta e em rádio Galego diz que é mais fácil o mar secar

Em conversa com a reportagem do Blog Direto ao Ponto, o ex-prefeito Toinho do Pará (PSB), que veio para o palanque de Edson Vieira (PSDB) há pouco tempo, revelou que teve um encontro com o vereador Galego de Mourinha (PTB) na semana passada, e que teria convidado o mesmo para aderir ao grupo Boca Preta.

“Eu convidei ele e disse que topasse experimentar o que é ser Boca Preta, só num sei qual será a decisão dele, mas acho difícil que ele venha”, disse.

Toinho ainda afirmou que não só convidou Galego, como também convidou outras pessoas de sua roda de amizades.

“É mais fácil o mar secar que Galego de Mourinha se passar”

Essa foi a frase dita por Galego no programa Oposição em Ação na tarde deste sábado (28). Galego que já falou que não existe na união do partido taboquinha, recentemente abandonou o posto de pré-candidato a vice na chapa encabeçada por Fernando Aragão (PTB). Essa semana a notícia da desistência em disputar até uma vaga para vereador pegou todos de surpresa. 


Bate Papo com Natálio Arruda

Natálio Arruda Neto (62 anos) nasceu em 05 de novembro de 1953, na Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Ex-vereador e atualmente empresário, Natálio é filho de Manoel Bezerra de Lima “Lelé do Pará” (In Memorian) e Isaura Arruda Bezerra. Casado com Nevinha Arruda há 33 anos com quem tem três filhos. De família simples, Natálio ainda tem mais dois irmãos: Netinho Arruda e Célia Arruda.

Infância

Natálio lembrou a sua infância no sítio Ypiranga, na Vila do Pará, onde nasceu e permaneceu até os 14 anos de idade. “Eu morei no sítio até os 14 anos de idade, era uma época muito difícil, porém eu era feliz por demais”, destacou.

Ainda durante a sua infância, chegou a ter amizades com Pedro Vicente, Miguel Vicente, Sino Boi e Neguinho, que eram colegas de classe e de peladas de futebol.

A Monark - Ainda na infância Natálio Arruda disse que uma vez pediu a seu pai uma bicicleta Monark, que havia acabado de ser lançada, e ele recebeu a negativa por falta de condições financeiras. “Eu fui passar jogo de bicho nos sítios para juntar dinheiro e comprar minha bicicleta, depois dela até namorada eu arranjei”, relembrou humorado.

Estudos

Aluno da Escola de Beatriz Chagas, ele lembra que no seu primeiro dia de aula, escapou de levar bolo da professora. “Ela chegou para mim e perguntou quem descobriu o Brasil, e eu falei correto, ela viu no livro e eu escapei de levar bolo”, disse.

“Eu inventei que estava doente por duas vezes”, diz Natálio sobre os passeios da escola

Na época de seus estudos, Natálio relembrou que as professoras realizavam constantemente visitas a Serra do Pará, e ele por ser magro, inventou por duas vezes que estava doente. “Eu farrapei duas vezes com a professora, inventei que estava doente, mas depois ainda fui há vários outros passeios até a Serra”, citou.

Mijador de Boi? Era o nome da bola – Aluno, mas também jogador de pelada, Natálio Arruda relembra que jogava bola com seus colegas no recreio e que após isso todos voltavam para a sala sem merendar. “Jogávamos bola com meias e dava uma bola muito boa, era a chamada “Mijador de Boi”, ficavam todos satisfeitos, não tinha merenda e a gente voltava para as salas todo suado e com fome”, diz.

Durante sua vida de aluno, ele relembrou também que ia até a escola no seu burrinho chamado “Maçarico”. “Eu me acordava, comia angú, selava meu burrinho e ia para a escola”, relembra.

Aluno aplicado? – Questionado sobre a sua conduta como aluno, Natálio disse que sempre foi um aluno aplicado e dedicado, sendo inclusive presidente de grêmio estudantil na escola. “Eu fiquei sendo presidente por quatro anos e você sabe que para isso eles escolhem os alunos que se dedicam mais, e eu fazia eventos para arrecadar dinheiro para a turma passear, na época tinha comigo na classe, Borjão, Manoel Paulino e Marcos da Caixa”, frisou.

Quase foi expulso da escola 

Ele relembrou que uma vez teve um atrito com uma colega de classe, e a diretora pediu a sua expulsão, sendo que a presidente da GRE, não permitiu e retirou a diretora da escola. “Os alunos foram acompanhar isso de perto e a presidente do GRE disse que a diretora estava muito autoritária, e depois disso ela saiu e eu fiquei na escola, os colegas comemoravam”, ironizou.

Depois que terminou o ensino fundamental, Natálio Arruda fez admissão em Barra de São Miguel-PB e depois foi cursar Contabilidade em Caruaru.

Trabalhos

Na juventude, Natálio Arruda trabalhou em diversos locais, principalmente na Zona Rural, pegou frete, passou jogo de bicho, trabalhou em uma bodega no Pará e em Santa Cruz do Capibaribe. “Tive sempre coragem de trabalhar, eu fiquei limpando matos na beira do açude de casa e depois ia plantar alimentos lá”, destacou.
Quando veio para Santa Cruz, ele veio trabalhar e morar na casa de Zé Dêdelo, que tinha uma loja de tecidos, e ficou por muitos anos com eles.

Depois disso, foi morar em São Paulo onde arranjou um emprego de apontador e chefe de almoxarifado na Eletropaulo (empresa energética), junto com o seu primo que viria a morrer decorrente de um acidente no local. “Fui morar em São Paulo e arranjei um emprego junto com meu primo na Eletropaulo, e ficamos por lá”, disse.

“O acidente mudou a minha rotina”

Morando em São Paulo com seu primo, Natálio lembra que um acidente que veio a tirar a vida de seu primo mudou a sua rotina. “Nós morávamos na mesma casa e um poste caiu em cima dele, matando ele na hora, e houve uma comoção grande e eu trouxe o corpo dele para ser enterrado na Vila do Pará e depois disso achei melhor não voltar mais a capital paulista”, relembrou emocionado.

A volta e o recomeço - Após permanecer na cidade, disse que começou a fabricar calcinhas de brim. “Comprei tecidos nas lojas que tinham aqui e comecei a fabricar para me manter, lembro-me que eu comprava na caderneta e era muito bom”, afirmou.

O Arrudão - Depois criou a empresa chamada o “Fantástico Arrudão”, nome que depois lhe inspirou a criar um time de futebol, o conhecido Arrudão. “Comecei a investir na minha empresa e depois criei o time e futebol em homenagem e para promover a minha loja”, disse.

Ainda foi o proprietário de duas famosas lojas da região, Ateliê e Pactual, empresas que patrocinaram o Ypiranga e levaram o nome de Santa Cruz do Capibaribe por todo o estado de Pernambuco.

Vida Artística

Natálio Arruda também relembrou que durante a sua passagem pelo meio artístico foi um cantor muito bom. “Fui cantor dos bons, cantei para vários padres em um encontro criado por Padre Bianchi Xavier aqui na cidade, e eles gostaram”, disse ele que no programa foi homenageador por vários artistas locais como Hildo Teixeira, Joãozinho Aboiador e Carlinhos Coló.

Foi ainda radialista e criador do Programa Vaqueiros na Fazenda pela Rádio Vale AM, programa que ele comandou por 12 anos, foi de lá onde saíram vários artistas e figuras que seguem no meio artístico da cidade. “ Criei o programa que ficou no ar por 12 anos e de lá saíram Joãozinho Aboiador, Hildo Teixeira e outros mais, foi muito bom minha estada na rádio”, citou.

Natálio antes de ser vereador, ainda gravou três discos com cantores da terra e fez algumas apresentações em vários eventos musicais da região.

Política

Natálio Arruda foi candidato a vereador pela primeira vez em 1988, quando conseguiu ser eleito, após a sua temporada em programas de rádio. Chegou a ser eleito por mais duas vezes depois. 
Na política ficou conhecido uma das figuras mais folclóricas da cidade, o homem que criou a “caixa de ferramentas”, o que lhe garantiu uma eleição para vereador, e ele usava o lema “Vamos Trabalhar”.

“Eu estava liso e criei a caixa de ferramentas”

Conhecidíssimo por ter criado a Caixa de Ferramentas na campanha eleitoral de 2000, o ex-vereador disse que sabia várias denúncias e a cada comício ele revelava uma, mas que teve uma influência devido a sua crise financeira para disputar uma eleição. “Eu estava liso na campanha e aí não iria mais ser candidato, aí Zé Augusto me encontrou, estava de calça, chinelo havaiana e me encontrou e disse, vamos vencer a eleição? E eu respondi que iríamos, aí fui candidato e nós conseguimos eleger Zé Augusto prefeito, na época, Ernando era favorito, e durante todos os comícios eu puxava uma nova denúncia e revelava na área de educação, saúde, e outras mais”, relembrou.

Disputar eleição em 2016 está na sua pauta? - Natálio Arruda disse que não tem a intenção de ser candidato a vereador nessas eleições em 2016, mas destacou que tem uma aproximação com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), e que ainda é filiado ao partido dele. “Consegui vários poços artesianos para a Vila do Pará, mas não seria um vereador de baixar a cabeça para prefeito nenhum, não tenho vontade de sair candidato esse ano”, frisou.

Jogo Rápido

Rádio Vale – Deixou muitas saudades
Vaqueiros na Fazenda – Também deixa saudade
Ernando Silvestre – Gente Fina
Zé Augusto – Problema para Santa Cruz e para o partido
Toinho do Pará – Já deu o que tinha de dar em Santa Cruz
Dimas Dantas – É um político só, não tem perspectiva de crescimento na política
Vânio Vieira – Um Bom Vereador
Grupo Taboquinha – Está Esfacelado
Grupo Boca Preta – Tem suas falhas, mas tão jogando para debaixo do tapete
Zilda Moraes – Boa amiga
Edson Vieira – É meu amigo, mas como prefeito deixa a desejar
Vila do Pará – Meu sonho, minha paixão
Santa Cruz do Capibaribe – É tudo na minha vida, e na da minha família