terça-feira, 8 de junho de 2021

Modelo de prévias do PSDB foi aprovado por unanimidade




Reunida nesta terça-feira (08/06), a Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade a proposta apresentada pela Comissão das Prévias para a escolha do candidato do partido à Presidência da República em 2022. O texto agora será enviado aos pré-candidatos, para eventuais ajustes com relação ao peso de grupos votantes nas prévias. A Executiva volta a se reunir na próxima terça, dia 15.

Durante a reunião, foram apresentadas duas propostas de destaques. A primeira, do Diretório de São Paulo, prevê que os filiados tenham peso de 50% dos votos e os mandatários, também de 50%. Outro modelo, apresentado pelo Diretório de Minas Gerais, mantém a divisão do colégio eleitoral em 4 grupos, com peso de 25% cada, porém, insere as executivas estaduais no grupo de prefeitos e vices. 


As primárias estão previstas para o dia 21 de novembro. A ideia é que haja representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa.

A Comissão das Prévias foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas; os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, sob a coordenação do ex-presidente nacional do PSDB, José Aníbal.

De acordo com o novo calendário aprovado pela Executiva, os candidatos farão suas inscrições em 20/09, com início dos debates em 18/10. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário