segunda-feira, 18 de agosto de 2014


No primeiro levantamento pós-morte de Eduardo,Marina supera Aécio e vence Dilma no segundo turno

A primeira pesquisa do instituto Datafolha realizada após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) mostra que, nesse primeiro momento, a ex-senadora Marina Silva, dada como certa para substituir o pernambucano na disputa presidencial, supera as intenções de voto do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno e vence a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo.

No cenário do primeiro turno, Dilma tem 36% dos votos; Marina aparece com 21%; e Aécio fica com 20%. Juntos, os demais candidatos somam 5%. Brancos e nulos têm 8% e 9% disseram não saber em quem votar.

No eventual segundo turno, Marina teria 47% e Dilma ficaria com 43%. Como a margem de erro é de 2%, a pesquisa dá empate técnico entre as presidenciáveis. Para elaborar a pesquisa, o Datafolha ouviu 2.843 eleitores de 176 municípios entre os dias 14 e 15 de agosto. Período em que o nome de Marina estava em destaque em função das condolências da morte de Campos.

Sem Marina - No cenário sem Marina, Dilma lidera com 41%, enquanto Aécio fica com 25%. Demais candidatos têm 8%, votos em branco e nulo apresenta 13% e 12% dos eleitores disseram não saber em quem votar.

Num segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista fica com 47% e Aécio com 39%. No último levantamento, de julho, Dilma tinha 44% e Aécio aparecia com 39%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário