quarta-feira, 13 de abril de 2016

PP e PRB rompem com o governo e anunciam apoio ao Impeachment

Na noite desta terça-feira (12) o Partido Progressista e o Partido Republicano Brasileiro declararam-se a favor do Impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão dos partidos foi comunicada pelos diretórios nacionais, deixando a presidente em maus lençóis e sem condições de barrar a abertura do processo de seu afastamento do cargo, marcado para o próximo domingo (17).

Aguinaldo Ribeiro, presidente nacional do PP, declarou que o partido estava com um “racha”, com políticos contra e a favor do Impeachment, segundo o mesmo, após uma reunião na Câmara ficou decidido o apoio do sigla ao impedimento da presidente Dilma. O partido detém uma das maiores bancadas da Câmara, com 47 deputados federais.

O governo ainda tentou negociar cargos com o PP, para manter o apoio contra o Impeachment, a presidente chegou a oferecer o Ministério da Saúde, um dos mais cobiçados pelo partido devido o alto orçamento, no entanto, uma parcela dos deputados pressionaram pelo rompimento, o que impediu a sigla de assumir a pasta. Diante da saída da base governista, o partido disse que irá entregar todos os cargos que atua no governo.

PRB também desembarca do governo

Também na noite desta terça-feira, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), decidiu apoiar o Impeachment e desembarcou do governo. O partido conta com 21 deputados federais na Câmara e com essa ruptura, preocupou o governo da presidente Dilma. O partido devolveu ao governo o Ministério dos Esportes, pasta que comandava.

De acordo com Marcos Pereira, presidente da sigla, todos os 22 deputados votarão a favor do Impeachment. O novo cenário, favorável ao Impeachment, já é visto como realidade para a base governista, que vê a cada dia as chances de evitar o processo indo por água abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário