quinta-feira, 28 de abril de 2016

Processo de escolha do novo vice taboquinha deverá reconduzir José Augusto ao comando do grupo oposicionista

O afastamento repentino do vereador Galego de Mourinha da vice do candidato a prefeito Fernando Aragão, com o consequente processo de escolha de um novo vice, deverá fazer com que o ex-deputado federal José Augusto Maia deixe o seu atual papel periférico para voltar ao centro de comando do grupo Taboquinha.

De acordo com o que foi combinado entre José Augusto e Fernando Aragão ainda no ano passado, caberia a José Augusto a indicação do vice, o que já foi reiterado esta semana por Fernando após a desistência de Galego.

Em contato com o editor do programa Opinião, um vereador Taboquinha afirmou que a bancada oposicionista na Câmara irá propor a José Augusto um acordo que ultrapassa a mera escolha de um novo vice e, na prática, devolve a José Augusto a condição de líder de fato e de direito do grupo.

Além de apoiar uma provável indicação do advogado Tallys Maia como companheiro de chapa de Fernando, os vereadores assumiriam publicamente o compromisso de apoiar a candidatura de José Augusto a deputado em 2018. Segundo esse vereador, existe um acordo nesse sentido entre José Augusto e Fernando Aragão, mas a bancada não participou diretamente dessa negociação.

A inclusão de Tallys Maia na chapa oposicionista, segundo o vereador, não impediria José Augusto de lançar o outro filho, Augusto Maia, na disputa proporcional, desde que houvesse uma chapa única. O ex-deputado federal teria que abrir mão da chapinha do PTN, da qual participam apenas pré-candidatos de sua confiança.

Ainda de acordo com o vereador Taboquinha, o anúncio do novo vice de Fernando Aragão não precisa ser feito com pressa. A prioridade do momento seria o acordo político com José Augusto, a fim de evitar que o grupo continue acéfalo e sujeito a uma nova crise às vésperas do início do processo eleitoral.

Sem ter a sua liderança reconhecida pela bancada oposicionista desde 2014, quando o grupo Taboquinha rachou, José Augusto poderá agora, paradoxalmente, ter a oportunidade de desempenhar o papel de líder e reunificador do grupo.

Jason Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário