quinta-feira, 21 de abril de 2016

STF poderá retirar Cunha da linha sucessória
Nesta terça-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou, que a Corte poderá julgar se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB – RJ), deverá ser retirado da linha sucessória da Presidência da República, caso a presidente Dilma venha a sofrer o impeachment.

Cunha que é o segundo na linha sucessória presidencial, é réu na Lava Jato, o que o impediria de assumir o cargo máximo do Poder Executivo. Segundo esta tese, Cunha poderia continuar como presidente da Câmara, mas não poderia assumir a presidência da República. "O que eu disse foi a questão da possibilidade de Cunha assumir ou não em substituição", explicou o ministro, que seguiu dizendo "Se for controvertido, (o caso) vai acabar chegando aqui (ao STF)."


Em março, Cunha passou a ser o primeiro réu da Lava Jato no Supremo depois que os ministros aceitaram a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele em um dos três inquéritos pelo qual é investigado. Cunha foi acusado formalmente de receber propina de US$ 5 milhões no esquema de corrupção na Petrobrás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário