sexta-feira, 15 de abril de 2016

Vereador Zé Minhoca comemora vinda do exame toxicológico para Santa Cruz do Capibaribe
Durante entrevista concedida ao Blog Direto ao Ponto, o vereador Zé Minhoca (PSDB) comemorou o fato de Santa Cruz do Capibaribe receber o novo exame que está sendo exigido aos condutores que optarem por classificar ou emitir as suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

O novo exame é o toxicológico, que tem o intuito de identificar se os condutores consumiram drogas no período de até 90 dias e passou a ser exigido desde o dia 02 de março de 2016, pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

“Nós sabíamos que essa exigência iria ser colocada em prática em poucos dias, mas não era esperado para agora, ele deveria ter sido botado em prática desde o ano que foi instituído em 1997, pois é muito importante para a organização no trânsito”, afirmou o parlamentar.

Zé Minhoca destacou a importância do exame, que identifica, principalmente entre os condutores de carretas e veículos de carga que usam produtos tóxicos para não dormir, a exemplo do Arrebite (Anfetamina), que faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e dê a sensação de não-cansaço, diminuindo o apetite e aumentando a capacidade física e mental do condutor.

De acordo com o parlamentar, o exame toxicológico é de fundamental importância para a organização e controle dos acidentes em rodovias do país. “Nós vemos, mediante estatísticas que vários acidentes são causados devido ao uso de drogas para amenizar o cansaço e deixar o condutor mais disposto a seguir viagem, mesmo que não esteja em sua consciência plena”, citou.

Zé Minhoca disse que em Santa Cruz do Capibaribe, esse exame será realizado pelo Laboratório Gilson Cidrim, e na Hematoclin, que são os únicos da cidade que estarão aptos a realizar esse laudo médico, e o valor do exame será em torno de R$ 295,00 reais nos dois consultórios não tendo diferença no seu procedimento. O mesmo é feito através do cabelo do condutor, onde o mesmo deixa uma amostra capilar que é enviado a um dos seis laboratórios do país credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde no prazo de até 30 dias o condutor estará com o resultado em mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário